Fracasso é uma palavra pesada para a maioria das pessoas. Isso acontece porque ela adquiriu um significado que vai além da pureza da definição. O adjetivo fracassado virou xingamento.
Quando vamos à tradução da palavra, fracasso significa falta de êxito. É uma condição em que um objetivo não foi alcançado. Simples assim.
E quando ouvimos aquela frase: “o fulano é um fracassado”, na verdade, que não é, que atire a primeira pedra. Digo isso, porque todos nós colecionamos mais erros do que acertos na vida. E quanto mais inovador ou aventureiro você for, mais você irá fracassar antes de chegar onde deseja.
Então, já que os fracassos são inevitáveis, vamos aprender a lidar bem com eles, e usar essas experiências para crescermos na maneira como lidamos com o nosso dinheiro e também com tudo o mais que está diante de nós.
9 dicas para melhorar sua vida a partir dos fracassos
Dica 1: A maioria dos fracassos que experimentamos ao longo da vida não são de teor pessoal. Em outras palavras, não se trata de algo com a gente ou alguma coisa que a gente não possa mudar. Receber um “não”, por exemplo, pode ter diversas razões. E isso não significa necessariamente que sejamos ruins naquilo que queremos fazer.
Dica 2: Como há boas chances da questão não ser pessoal, nós podemos e devemos tentar entender porque é que não deu certo. Quando a gente lida com o fracasso de forma positiva, temos a oportunidade de rever todo o processo. E claro, fazer melhor na próxima vez.
Dica 3: O fracasso abre os nossos olhos para refletirmos se aquilo que estamos fazendo é realmente algo forte e que desejamos muito. E também mostra se a gente já tem as habilidades necessárias para fazer o que queremos ou se ainda precisamos estudar mais sobre o assunto. E isso ajuda a gente a eliminar o que não é necessário, delegar o que deve ser delegado, e aprofundar naquilo que realmente importa aprender.
Leitura recomendada: A profissão mais flexível para você ganhar dinheiro
Dica 4: O fracasso tem um grande benefício que o sucesso nunca vai dar para nós: mostra quem são os nossos amigos de verdade, aqueles que a gente deve manter por perto a vida toda. É fácil ter 100 amigos quando temos dinheiro e tudo dá certo. O difícil é manter 5 deles na hora do aperto. Aproveite os tempos difíceis para fazer uma faxina nos seus relacionamentos.
Dica 5: Outro benefício importantíssimo que os seus erros vão trazer é a humildade verdadeira. Se nós percebermos isso, vamos ter a chance de chutar nosso orgulho e arrogância para bem longe. E isso é bem importante para conquistarmos e mantermos o sucesso, quando ele chegar.
Dica 6: Os fracassos deixam a gente mais forte e confiante quando tentamos, falhamos e seguimos em frente, aprendendo para tentar de novo.
Dica 7: Para cada “não” que tomamos na cara, estamos mais perto do desejado sucesso. E cada “não” traz um conhecimento único, que só a experiência pode proporcionar. Tem casos onde são necessários uns cem “nãos” até a gente receber o primeiro “sim”, aquele “sim” que vai mudar a vida.
Dica 8: A vida é assim: uma sequência ininterrupta de tentativas e erros. Continuemos tentando (e errando). O sucesso vai chegar. Isso só não vai acontecer se depois de um ou mais erros a gente desistir.
Dica 9: Uma série de fracassos temporários, junto com os sofrimentos, as lutas e as superações, vão garantir para nós um prazer infinitamente maior na hora que finalmente conquistarmos o sucesso.
Conheça os vídeos desse canal: Dinheiro Com Você – por William Ribeiro
Espero que essas dicas realmente ajudem você a encarar os fracassos como parte do seu aperfeiçoamento de vida, assim como me ajudou (e continua ajudando) na minha jornada como Empresário e Educador Financeiro.
Aí você vai poder dizer com experiência própria: às vezes eu acerto, e outras eu aprendo.