Qual será o verdadeiro segredo das pessoas bem-sucedidas? Será que enriquecer é uma questão de escolha, que somos donos do nosso destino, e que pra ter sucesso basta mudar nossas atitudes?
Ou isso é balela: os privilégios e a sorte é que dizem se você vai ser rico na vida ou não? Será que dá pra enriquecer no Brasil de uma forma lícita e graças ao seu mérito e esforço? Meritocracia: fato ou mito? Veja as respostas no vídeo abaixo:
LEIA MAIS
Imposto de Renda 2023: saiba o que acontece se perder o prazo
Dívida Pública chega a R$ 6,03 trilhões, após subir em abril
Pra muita gente, investir é difícil, e alguns acabam pegando o caminho mais fácil, que é não investir. O problema é que escolher esse caminho mais fácil hoje vai te trazer uma dificuldade imensa no futuro. Por isso, a primeira coisa que você precisa entender é que não existe vida fácil.
Qualquer caminho escolhido será difícil. Não tem moleza pra ninguém. Até mesmo quem é herdeiro, nasceu em berço de ouro, não precisa fazer nada, já tem dinheiro pra três gerações, sempre terá o medo de perder o dinheiro que tem.
Talvez você tenha um orçamento apertado, com um salário que não é lá essas coisas, e o seu dinheiro acaba dando só pras despesas básicas mesmo. De repente você está até endividado, e não consegue ver uma luz no fim do túnel.
Nesse caso, o caminho mais fácil que muitas pessoas escolhem é entregar os pontos logo e desistir de construir um patrimônio. Mas e lá no futuro, como é que vai ficar a sua situação? E quando você não puder mais trabalhar e estiver recebendo só o salarinho da previdência social? Isso se você conseguir se aposentar, né, meu amigo. Porque de tempos em tempos o INSS vê que os modelos de aposentadoria não se sustentam, e aí eles fazem mudanças nas regras que deixam o brasileiro ainda mais longe da aposentadoria.
Se você acha que seu aperto financeiro definitivamente não tem solução, eu já vou logo dizendo que você está enganado. Sua situação muito provavelmente tem jeito sim, e é agora que você vai saber o que fazer pra mudar o jogo financeiro da sua vida, de uma vez por todas.
LEIA TAMBÉM
Dívidas: milhões de brasileiros não conseguem pagar contas atrasadas