12 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

A profissão mais flexível para você ganhar dinheiro

Entre todas as profissões que podemos escolher para gerar renda, existe uma que permite que você trabalhe com produtos e serviços que você gosta.

Qual é a profissão mais flexível para você ganhar dinheiro? Profissão vendedor. Sério? Sim, muito sério.

Tem gente que arrepia os pelos quando lê isso, porque simplesmente não vê a mínima chance de trabalhar com vendas. E as justificativas passam por achar difícil, por achar que é introvertido demais, por achar que é para quem gosta de enrolar os outros, e por aí vai.

Mas o fato é que quem estuda e aprende a vender de verdade, de forma profissional, tem nas mãos uma das habilidades mais poderosas do mundo dos negócios. E toda empresa precisa de um vendedor ou uma equipe de vendas. Por isso é uma profissão tão versátil.

Você pode ser vendedor no seu próprio empreendimento, pode ser um vendedor de uma pequena empresa, de uma startup, de uma multinacional, pode vender comida, roupas, automóveis e até turbinas eólicas.

Você já é um vendedor, e nem se deu conta

Sobre a aversão que algumas pessoas têm de vender, o curioso é que todo mundo experimenta a função de vendas, mesmo sem se dar conta.

Quando você busca por um emprego, por exemplo, você está “vendendo” o seu currículo e suas habilidades para quem pretende te contratar. Quando você quer conquistar o coração da pessoa amada, você está “vendendo” as suas características como bom companheiro. E tantas outras situações onde você está vendendo sem perceber.

- Publicidade -
Foto: Sasin Tipchai (por Pixabay)

Como estudar sobre vendas?

Mas tem um problema: não é comum a gente ver por aí uma faculdade de vendas. O que existe são cursos livres (online e presenciais) e livros sobre o assunto. Então, para você aprender a ser um vendedor qualificado, você precisa ir atrás dessas informações e se capacitar.

Mas tem um segundo problema: quem gosta da área de vendas, normalmente se auto intitula um vendedor, e sai por aí aprendendo na raça, no dia a dia, com os tombos e acertos. Tudo bem. Funciona. Mas não precisa ser tão sofrido, né?

O melhor é você aprender tudo o que for possível com quem já errou muito e tem experiência prática. Isso vai acelerar o seu aprendizado, e claro, vai fazer você ganhar dinheiro com mais rapidez também. Porque tem um terceiro problema (um dilema, na verdade):

- Publicidade -

As pessoas amam comprar, mas detestam os vendedores. Parece loucura, mas é assim. Basta um vendedor abordar você numa loja e você já solta a frase clássica: “estou só olhando”. Está nada. Você está louco para comprar (risos).

E para driblar a mente das pessoas, o vendedor precisa entender muito bem como esse mecanismo mental funciona. Porque as pessoas compram pela emoção e depois justificam com a razão.

Leitura recomendada: Aprenda como construir um padrão de vida inteligente

Foto: Pixabay.

Seja um vendedor profissional 

Um vendedor profissional precisa dominar a arte das vendas na esfera racional (que foca no produto ou serviço) e principalmente na esfera emocional (que foca na mente do cliente e na experiência da compra). E não é tão simples aprender isso de forma empírica. Tem que estudar bastante e treinar também.

Mas eu vou deixar para você uma lista com 8 competências de venda que você precisa desenvolver para se tornar um vendedor melhor a cada dia. Aqui é um resumo, é claro. Mas já vai te ajudar a ter a percepção da importância de utilizar cada uma delas no seu dia a dia de vendas:

1. Comunicação: Se tem uma coisa que um vendedor precisa fazer, é ser um bom comunicador. E na era dos apps de mensagens, vamos combinar: as pessoas estão péssimas ao se comunicarem:

“Oi, tudo bem?”
“8!”
“Han?”
“Oi, tô!”

Escrever bem é fundamental (principalmente se for para o seu cliente). E falar bem é outra coisa importante. Falar de forma clara e objetiva, para expor aquilo que você deseja vender e conseguir a atenção (e compreensão) do seu cliente.

Lembre-se disso aqui: voz é melhor que texto. Vídeo é melhor que voz. Presencial é melhor que vídeo.

2. Disciplina: Crie seus objetivos, suas metas e faça melhorias diárias na sua rotina de trabalho para atingir o que foi proposto. Cuidado para não gastar tempo com bobagens na internet e depois dizer que a vida está difícil.

Disciplina é um hábito. E para desenvolver hábitos você precisa repetir uma atividade por pelo menos uns 40 dias. Dica: leia o livro O Poder do Hábito, do autor Charles Duhigg. Seus resultados dependem muito mais de você do que de coisas externas.

Foto: Andrea Piacquadio (por Pexels).

3. Capacidade de investigação: Faça perguntas inteligentes para entender as necessidades e os desejos do seu cliente. E o principal: ouça atentamente as informações que ele passa para você.

Tem gente que só sabe falar, mas não entendeu ainda que é no ouvir que estão as informações mais importantes para fechar uma venda. Aproveite bem as informações preciosas que seu cliente vai te passar. Faça a conexão dessas informações com o produto ou serviço que você está oferecendo.

Investigue também a concorrência. Veja o que eles estão fazendo e a reação dos clientes deles.

4. Criatividade: Parece que a criatividade é algo nato. Mas a verdade é que a gente pode treinar nossa mente e dedicar alguns momentos do dia para o ócio criativo. Aliás, tem um livro com esse nome, que também é interessante você ler.

Leve seus clientes a imaginarem as situações onde eles vão usar o produto ou serviço que você está oferecendo. Se for possível, deixe eles pegarem, experimentarem o produto, para terem um contato mais real com ele.

É isso que alguns vendedores de carro fazem com a gente. Dão a chave do carro na nossa mão, depois fazem a gente entrar no carro e sentir o cheirinho de novo, depois levam a gente para um test drive… E por aí vai.

Dica de livro sobre vendas: Inteligência Emocional em Vendas

5. Empatia: Competência poderosa, ainda mais num mundo cheio de gente azeda e que adora reclamar. Aproveite isso e procure ser o mais agradável possível no contato com seus clientes.

Seja cortês, humilde e bem educado. Procure criar uma identidade com seu cliente. Se coloque no lugar dele. Isso vai criar um laço de confiança entre vocês, algo fundamental em todo o processo de negociação.

Foto: Gustavo Fring (por Pexels).

6. Networking: Quanto mais gente você conhecer e quanto mais bem relacionado você for com as pessoas, mais oportunidades de negócios você terá.

A rede de contatos é uma das mais poderosas ferramentas de um bom vendedor. Mantenha sua rede de contatos ativa. Ajude as pessoas que fazem parte dela. Não espere nada em troca. No devido tempo você vai receber tudo de volta, em dobro.

E um detalhe importante: seu objetivo com as outras pessoas é você se tornar interessante para elas (e não interesseira).

7. Capacidade de se adaptar: Você está preparado para lidar com todo o tipo de gente? Não é fácil, mas tem que ser feito. É bem provável que você tenha que se relacionar com pessoas bacanas, mas também com os babacas.

Isso vai exigir que você seja flexível, que tenha controle das emoções e que se adapte, para aprender a conduzir todo tipo de conversa, com todo tipo de gente, e ainda extrair coisas positivas e importantes para o seu negócio.

8. Esforço: Ser um vendedor é ter uma das melhores profissões para fazer dinheiro rápido. Mas rápido não é sinônimo de fácil. Para você colher bons resultados, você precisa se esforçar.

Persistência e otimismo são fundamentais. Você vai ouvir muito “não”, mas foque no “sim” e avance. Os melhores vendedores que eu conheço aplicam esse esforço tanto no aprendizado como na prática diária.

Vídeos recomendados sobre dinheiro: Canal – Dinheiro Com Você

Depois de ler esse texto, pense aí se esse tipo de trabalho pode ajudar você a melhorar a sua renda e a sua qualidade de vida. Se fizer sentido, comece a estudar mais sobre vendas hoje mesmo.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress