14 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Dinheiro com Você

Como se proteger dos golpistas do Tinder? Veja 6 dicas!

Os golpistas do Tinder estão fazendo cada vez mais vítimas. Entre elas está Aline Fernandes dos Santos, que teve um prejuízo de R$600 mil.

Um bonitão ou uma bonitona entra em contato com você em um aplicativo de namoro, e em algum momento essa pessoa tenta tirar vantagem de você, pedindo presentes ou dinheiro. Esse é o golpe do amor, que é praticado por aqueles que têm sido chamados de golpistas do Tinder.

Quer saber como funciona esse golpe e como se proteger? Leia o post até o final e veja 6 dicas!

O golpista do Tinder

Uma pesquisa feita pela empresa de segurança Psafe revelou que 25% dos entrevistados que já tinham tido algum relacionamento com pessoas que conheceram pela internet foram vítimas de perfis falsos. E desses, 25% tiveram perdas financeiras.

Um golpe que chamou atenção foi o sofrido por Aline Fernandes dos Santos, de 41 anos. Quando seu casamento acabou, ela entrou em um aplicativo de namoro e deu match com um suposto Jack, um belo britânico de 33 anos, a um quilômetro de distância, que dizia ser um homem de negócios e investidor.

Quando ela perguntou se Jack entendia de investimentos, ele começou a ensiná-la. No começo, ele a direcionou para a Crypto.com, uma exchange idônea, e Aline começou a investir em criptomoedas.

Um tempo depois, no entanto, ele a incentivou a transferir seus fundos para a BTX Exchange, que é apontada como sendo uma corretora fraudulenta. Resultado: um prejuízo de R$600 mil. “É a economia de uma vida”, como Aline disse.

- Publicidade -

Como se proteger dos golpistas do Tinder? Veja 6 dicas!

Meu papel aqui não é julgar as vítimas, mas contribuir para que menos pessoas sejam vitimadas por golpistas do Tinder. É por isso que você precisa prestar atenção nas 6 dicas que vou dar agora.

1. Faça contato só com perfis verificados

O Tinder faz uma verificação interessante no perfil de qualquer pessoa que quiser. Clicando na opção “Verificar seu perfil”, o aplicativo mostra a foto de uma pessoa em uma pose específica, e você precisa fazer a mesma pose e enviar sua selfie para análise.

- Publicidade -

O aplicativo pedirá duas selfies, com duas poses diferentes, e então eles farão seu reconhecimento facial para ver se sua foto de perfil é sua mesmo. Em seguida, seu perfil receberá um ícone azul indicando que a verificação foi feita.

Quando conversar com uma pessoa que tem um perfil verificado, você sabe que a foto de perfil dela passou por esse reconhecimento, entendeu?

2. Pesquise a foto da pessoa no Google Imagens

Independentemente de o perfil ser verificado, não custa fazer outra coisa: pesquisar a foto da pessoa no Google Imagens, o que pode ser feito tanto no celular quanto no computador.

Acesse o Google, clique em Imagens e em seguida no ícone da câmera fotográfica. Clique em Fazer upload de uma imagem e depois no botão Procurar. Selecione a foto e confirme.

O Google buscará imagens semelhantes, e pode acontecer de você encontrar a foto pesquisada no perfil de outra pessoa, em outras redes sociais. Se for esse o caso, talvez você esteja lidando com alguém que está usando fotos de outras pessoas.

3. Pesquise o nome da pessoa no Google

Seguindo a mesma linha, também é bom pesquisar o nome da pessoa no Google. Talvez você encontre o perfil dela em redes como Facebook, Instagram e LinkedIn. Veja se as informações que a pessoa deu no aplicativo de namoro batem com as que estão nas outras redes.

Aproveite para ver de quem essa pessoa é amiga nas redes sociais. Veja se vocês têm algum amigo em comum para você pedir referência o que, inclusive, pode te livrar de uma roubada não só por golpe, mas também por decepção amorosa.

Mas, é claro, o fato de você não encontrar a foto e o nome da pessoa em outros lugares não garante que aquela foto e aquele nome são verdadeiros. Mesmo assim você ainda precisa tomar outros cuidados.

4. Desconfie de quem faz perguntas muito pessoais

Desconfie de quem faz perguntas muito pessoais logo no começo. Talvez a pessoa esteja te sondando para depois poder se aproveitar do que ela já sabe sobre você.

Desconfie também quando a pessoa estiver falando sobre si mesma. Talvez ela diga que é rica, ou o contrário, que está passando por alguma dificuldade.

Quando a potencial vítima está carente e ainda é curiosa, ela acaba perdendo os filtros de autoproteção. Por isso, imagine-se fora da situação e pense no seguinte: será que você acreditaria nessa história se não estivesse emocionalmente envolvido?

5. Marque um encontro em um lugar bem movimentado

Ao marcar um encontro, escolha um lugar bem movimentado, na praça de alimentação do shopping, por exemplo. É verdade, isso quebra o encanto, mas você quer ser feliz ou ter razão?

Pelo menos no começo, encontrar-se com a pessoa em um lugar onde há muita gente pode proteger você de consequências terríveis.

6. Nunca dê ajuda financeira

Nunca, jamais, dê qualquer ajuda financeira nem presentes caros. Lembre-se do seguinte: quando uma coisa parece boa demais para ser verdade, provavelmente ela é exatamente isso: boa demais para ser verdade.

Por isso, desconfie daquilo que vem muito fácil. Em um aplicativo de namoro, quem parece ser perfeito pode ser a pior pessoa com quem você poderia manter contato: um golpista do Tinder.

No meu canal eu publiquei um vídeo contando em detalhes a história da Aline, e falei também sobre o golpe sofrido por outra mulher. Assista ao vídeo e descubra os detalhes de como os golpistas agiram.

Compartilhe:
- Publicidade -
plugins premium WordPress