Fala aí, Dinheirudo e Dinheiruda!
Tudo bom demais da conta?
Sou o William Ribeiro, do canal Dinheiro Com Você.
Talvez essa breve descrição ainda não tenha sido a ideal. Fui muito objetivo.
Vou tentar de outra forma.
Eu sou esse cara da foto:
E esse é o Dinheiro Com Você, o meu canal no Youtube.
Melhorou? Lembrou de mim?
Eu entendo se, mesmo depois da foto e da referência do Dinheiro Com Você, continue a dúvida: ainda não me lembro de você, William. Por que eu deveria te conhecer?
Não tem problema se você nunca viu nenhum vídeo de nosso canal no Youtube (são mais de 42 milhões de visualizações).
Aliás, é muito melhor que você conheça a história desde o início. Me permita retornar alguns anos da minha vida e contar um episódio bem marcante. Ele é importante pra você entender porque estamos aqui e precisamos nos conhecer.
Há alguns anos eu me demiti da empresa que criei. E, certamente, foi a melhor decisão que eu podia tomar. De um lado, como empresário, foi um desafio. Afinal, quinze anos de batalha estavam prestes a virar lembranças. Mas, de outro, era isso ou isso.
Escritório, contratos, reuniões e viagens. Deixei tudo isso atropelar a minha saúde. O tempo vai passando, e a gente nem se dá conta, não é mesmo?
Precisei do nascimento do meu primeiro filho para entender que a vida vai muito além do dinheiro, e que ser feliz envolve priorizar as coisas certas do nosso dia-a-dia. Eu me sentia infeliz, esgotado (física e mentalmente), preso nos caminhos que eu mesmo trilhei.
Resolvi tomar coragem para me demitir da minha própria empresa, criando um blog chamado Minha Vida Nova, com o objetivo de escrever sobre investimentos e empreendedorismo.
Naquela época, o mercado financeiro já me despertava interesse, principalmente quando percebi que os produtos dos bancos eram bons, mas quase sempre, somente para os bancos.
Passei também pelo Dinheirama e, em março de 2017, nasceu o Dinheiro com Você. E não é que deu certo? Mas essa história eu conto com bem mais detalhes no meu livro, “Você não Nasceu para Ser Pobre”.
Ao criar o Dinheiro Com Você, percebi que ao ajudar as pessoas a viverem uma vida financeira mais tranquila e equilibrada, eu acabava ajudando a mim também. Minha vida começou a ter sentido novamente quando descobri o propósito da minha existência.
Talvez não seja novidade que a vida financeira de qualquer um de nós tem muito a ver com nossos hábitos e escolhas e que, é a partir deles, que definimos o sucesso e a independência. Mas, também é verdade, que dinheiro não deve ser mais um problema com que deveríamos nos preocupar.
Quando o trabalho passou por cima de mim, eu aprendi muitas coisas que tem mais lastro que o próprio dinheiro; e uma rentabilidade infinitamente maior: eu descobri, de novo, que tinha um William no meio disso.
Parece até papo de auto-ajuda, mas não é. Por isso, quero compartilhar nesse texto de boas-vindas, três das mais importantes descobertas desses anos de Dinheiro com Você.
A primeira é sobre organizar o seu tempo.
// defina listas com as tarefas que vai realizar no dia a dia;
// classifique a complexidade de cada tarefa;
// faça pausas – um cafezinho com pão de queijo é uma ótima ideia;
A segunda é sobre ter tempo pra você (e dormir enquanto eles dormem).
Não é esgotando seu corpo e sua mente diariamente, trabalhando madrugadas e mais madrugadas que a liberdade financeira virá. Eu também não estou dizendo que você deve se acomodar – bem pelo contrário – mas quero sugerir que mantenha o equilíbrio. Determine seu foco, realize com boa vontade aquilo que se propõe e nunca deixe de estudar.
Segundo, que a partir de hoje, a gente vai se encontrar aqui, semanalmente, nas segundas, quartas e sextas-feiras para falarmos de finanças (sem o economês), empreendedorismo e comportamento, tudo de uma forma bem simples, fácil e aplicável.
Primeiro para lembrar – ou te dizer pela primeira vez – que precisamos ter uma relação saudável com o dinheiro, já que ele faz parte da nossa vida.
E é por isso, caro amigo Dinheirudo e Dinheiruda, é que eu precisava que nos conhecêssemos.
De novo, parece clichê, mas é isso: precisamos ser felizes financeiramente para, então, buscarmos a liberdade e a independência financeira. E, como disse antes, não é papo de auto-ajuda, mas de realidade de vida mesmo.
Afinal, dinheiro bem gasto é aquele que lhe traz qualidade de vida, permitindo viver de forma saudável e com harmonia.
Mas, se você quer mesmo ir em busca da liberdade financeira, preste muita atenção na terceira descoberta. Pra mim, ela é o segredo dos dividendos, da renda extra, dos juros compostos, das criptomoedas e de todo o universo financeiro (desde que você permita e entenda que os outros dois aprendizados andam juntos): Seja feliz!
Viver financeiramente melhor tem muito a ver com o nosso estado de saúde e bem estar.
Pense que nesse período você trabalhe, em média, 8 horas, durma durante outras 8 horas e aproveite as 8 horas restantes para cuidar de você. Para estar com sua família, fazer coisas que te dão vontade e despertam sua curiosidade. Assistir filmes ou séries, ler livros, maratonar os vídeos do Dinheiro Com Você e por aí em diante.
Funciona assim: o dia tem 24h – mesmo que em alguns dias pareça mais curto e em outros intermináveis – ainda é isso: 24 horas.
Para ajudar, tente dividir o seu dia em 3 partes.
Dica extra? Temos!
Ah, além desses dias, você também pode acompanhar os vídeos lá no canal, publicados sempre aos sábados e domingos às 10h da manhã.
“Por ironia do destino, hoje eu trabalho muito mais do que na época da empresa. Mas sabe o que é? Não parece trabalho. A minha entrega é enorme, mas é imensamente recompensador poder ajudar outras pessoas no caminho de uma boa educação financeira. Ler os comentários de pessoas que tiveram a vida financeira transformada, pela inspiração do meu trabalho, é algo incrivelmente gratificante.” RIBEIRO, William. 2021, p.26
Até mais, pessoal.
Abraços do Will