As contas de energia elétrica no mês de maio vão seguir sob a bandeira verde. O anúncio foi feito pela Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). Com a decisão, os consumidores não terão que pagar um valor adicional. A bandeira verde está vigorando desde abril do ano passado.
A determinação vale para todos os consumidores do SIN (Sistema Interligado Nacional) e reflete a melhoria dos níveis dos reservatórios das hidrelétricas.
LEIA MAIS
Salário mínimo em SP deve subir para R$ 1.550; entenda
Governo federal anuncia nova política para o salário mínimo
Apesar do País já ter entrado no período de poucas chuvas, os reservatórios das hidrelétricas estão operando em média com 87,5% do total. No subsistema Norte, o acúmulo de água chega a 98,7%, enquanto o nível mais baixo é constatado no subsistema Sul, de 83,9%, mesmo assim considerado alto para o período.
O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e tem o objetivo mostrar transparência ao custo real da energia, indicando se haverá cobrança extra, o que ocorre principalmente em períodos secos. A bandeira da Aneel pode variar de verde a amarela e vermelha (patamar 1 e 2).
LEIA TAMBÉM