20 de maio de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Ipea projeta inflação oficial para 2023 em 4,9%

Segundo as projeções, os alimentos consumidos no domicílio devem ficar 5,2% mais caros, enquanto os outros produtos devem ter inflação de 3,3%.

 

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) projetou a inflação oficial de 2023, medida pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo), em 4,9%. O INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor), que mede a variação da cesta de compras para famílias com renda até cinco salários mínimos. Para este ano, o IPCA deve ficar em 5,7% e o INPC deve fechar em 6%.

De acordo com o IPEA, a inflação para os alimentos consumidos em domicílio deve ser de 5,2%, enquanto os outros produtos devem ter inflação de 3,3%. Os serviços devem ter inflação de 5,4%. Analisando-se apenas os serviços de educação, a previsão é que haja uma alta de preços de 5,7%. O IPCA para os serviços monitorados deve fechar em 5,6%, segundo o Ipea.

  

 

LEIA MAIS 

Saque extraordinário do FGTS pode ser feito até hoje

70% das indústrias investiram em inovação em 2021

- Publicidade -

 

“Mesmo diante da expectativa de comportamento favorável dos preços do petróleo no mercado internacional e de um cenário hídrico confortável, estima-se que a deflação apresentada para os preços administrados em 2022 seja revertida ao longo de 2023. Além dos reajustes contratuais das distribuidoras de energia e das operadoras de planos de saúde, a recomposição mais acentuada das tarifas de transporte público deve exercer pressão sobre este grupo de preços no próximo ano”, informou o Ipea, por meio de nota.

Ao mesmo tempo, a perspectiva de queda de preços dos commodities no mercado internacional e a normalização das cadeias produtivas devem impedir “pressões adicionais sobre os preços dos bens industriais e dos alimentos”.

- Publicidade -

Os preços dos alimentos também devem ter altas menos intensas devido a fatores como a projeção de uma safra recorde de grãos e a baixa probabilidade de eventos climáticos adversos.

A expectativa de crescimento mais moderado da atividade econômica, no ano que vem, deve trazer uma acomodação do mercado de trabalho e um consequente esfriamento da demanda, o que deve provocar uma desaceleração dos preços dos serviços livres. 

LEIA TAMBÉM 

Como usar o WhatsApp Comunidades na estratégia de marketing

Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress