O prazo para enviar a declaração do Imposto de Renda está chegando ao fim, com o término marcado para o dia 31 de maio. Porém, na quinta-feira (30), é comemorado o feriado de Corpus Christi, causando a dúvida se é possível declarar o Imposto de Renda no feriado. Afinal, muitas pessoas e empresas emendam a sexta-feira (31).
Posso declarar o Imposto de Renda no feriado?
Sim, você pode declarar o Imposto de Renda no feriado. Embora as unidades da Receita Federal estejam fechadas no dia 31 de maio, o envio das declarações pela internet funcionará normalmente.
Funcionamento Online: As declarações podem ser enviadas online, sem interrupções durante o feriado.
Atendimento Presencial: As agências da Receita Federal estarão fechadas nos dias 30 e 31 de maio e reabrirão em 3 de junho.
Entregas Virtuais: Declarações retificadoras e documentos solicitados podem ser enviados virtualmente, eliminando a necessidade de ir pessoalmente às unidades da Receita.
Até o dia 2 de maio, mais de 20 milhões de declarações já haviam sido enviadas. Entregar a declaração antecipadamente pode ser vantajoso, pois a Receita Federal utiliza a ordem de envio como critério de desempate para o pagamento de restituições.
LEIA TAMBÉM
Como saber se cai na malha fina?
Como funciona o Desenrola Pequenos Negócios?
Quais são as prioridades de restituição?
A Receita Federal prioriza os seguintes grupos para restituição:
Pessoas com mais de 80 anos.
Pessoas com mais de 60 anos, com deficiência ou moléstia grave.
Pessoas cuja maior fonte de renda seja o magistério.
Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida ou indicaram Pix para restituição.
Em caso de empate, a prioridade é dada a quem entregou a declaração primeiro.