Dois dos mais tradicionais meios de transferência bancário chegam ao fim nesta quinta-feira (29): o DOC (Documento de Ordem de Crédito) e o TEC (Transferência Especial de Crédito).
De acordo com a Febraban (Federação Brasileira de Bancos), o fim das duas modalidades é resultado do desinteresse dos brasileiros em utilizá-los, após o lançamento do Pix, que é “gratuito, instantâneo e também pelo valor que pode ser transacionado”.
Para se ter uma ideia, um levantamento da federação sobre meios de pagamento com base em dados divulgados pelo Banco Central apontou que as transações via DOC no primeiro semestre de 2023 somaram 18,3 milhões de operações, o que equivale a apenas 0,05% do total de 37 bilhões de operações realizadas no ano.
LEIA TAMBÉM
Que horas vai começar a Prova do Líder no BBB 24?
Talitha Morete é anunciada no Dança dos Famosos; veja elenco
Que horas encerra transações via DOC e TEC?
Os bancos deixaram de oferecer o serviço de emissão e agendamento via DOC ou TEC no dia 15 de janeiro, tanto para pessoas físicas quanto para pessoas jurídicas, ou seja, empresas. Neste último dia, a data limite de agendamento foi 29 de fevereiro, quando os sistemas se encerram definitivamente.
A decisão de colocar um fim das atividades via DOC e TEC foi aprovada pela governança da Febraban em maio do ano passado, após deliberações com os 114 bancos associados. As discussões, que aconteceram ao longo de 2022, levaram em consideração a experiência e o custo-benefício aos clientes.
LEIA MAIS
Caso Marielle: PF e Gaeco prendem suspeito de dar fim a carro