20 de abril de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Quem criou o Pix? Veja curiosidades

Sistema de pagamentos Pix já é um dos favoritos dos brasileiros e já virou até meio de comunicação; confira algumas curiosidades

Sistema Pix já movimentou trilhões de reais
Sistema Pix já movimentou trilhões de reais (Foto: Reprodução/ Marcello Casal Jr. / Agência Brasil)

O sistema de pagamentos instantâneos brasileiro, o Pix, é um sucesso no país. Milhares de brasileiros o utilizam diariamente e o sistema já movimentou mais de R$ 17,2 trilhões apenas em 2023. Por isso, conheça a origem e algumas curiosidades abaixo:

Quem criou o Pix?

O Pix começou a ser desenvolvido em 2018 a partir de um grupo do Banco Central. Na época, quem estava à frente da instituição era o economista Illan Goldajn e o objetivo era desenvolver um ecossistema de pagamentos instantâneos, seguro e completamente digital. As informações são do Valor Econômico.

Ainda de acordo com a reportagem, o processo de criação durou dois anos e foi lançada em 2020 com uma proposta inovadora. Até maio de 2023, o serviço acumulou mais de 140 milhões de usuários e, atualmente, o sistema conta o Pix Saque e Pix Troco. Portanto, quem criou o Pix foi o Banco Central do Brasil.

LEIA TAMBÉM
Até quando pode declarar o Imposto de Renda 2024?
Quem é a brasileira mais jovem bilionária do mundo?

Meio de pagamento e de mensagens

Além disso, uma curiosidade do sistema caiu na graça popular: o uso do Pix como mensageiro. Nas redes sociais, alguns usuários viralizaram ao mostrar como usar o sistema como um “WhatsApp paralelo”

Ao digitar qualquer valor ao destinatário, na tela de confirmação, aparece um campo opcional para preenchimento de mensagens. É neste espaço em que a comunicação geralmente ocorre.

LEIA MAIS
Quem é o dono do Whatsapp?

Anthony Souza

editor
É jornalista e analista de Mídias Digitais Jr. do Grupo EP. Tem experiência com reportagens multimídia e produção de web documentário. É formado em jornalismo pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e tem afinidade com produção e edição de conteúdo para as redes sociais. Está no grupo desde 2022.
- Publicidade -
plugins premium WordPress