O mandato de Roberto Campos Neto na presidência do BC (Banco Central) termina no dia 31 de dezembro deste ano e seu sucessor já foi escolhido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nesta quarta-feira (28), o ministra da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que Gabriel Galípolo é o nome escolhido para comandar o BC a partir de 2025. Agora, o indicado por Lula terá que ir ao Senado Federal, onde passará por uma sabatina. É necessário que os senadores aprovem seu nome.
Quem é Gabriel Galípolo, escolhido por Lula para o BC?
Gabriel Galípolo nasceu em São Paulo (SP) e tem 42 anos. Ele tem experiência tanto no setor público quanto no privado e, desde 2023, ocupa a diretoria de Política Monetária do BC. O indicado de Lula já foi secretário-executivo do ministério da Fazenda.
Seu nome já era cotado para o cargo desde junho e, em meio aos rumores, ele falou sobre a possibilidade de se tornar presidente do BC. “A única coisa que eu queria dizer aqui é que, por um pequeno momento, quando se levantou dúvidas sobre o meu nome, quando se falou sobre maturidade, eu quase fiquei contente porque eu achei que estavam achando que eu era novo, mas já não é mais o caso, né? As dores que eu sinto de vez em quando agora nas lesões, quando às vezes tem dois jantares que acabam mais tarde, no dia seguinte eu vou fazer teste para ver se eu peguei alguma doença mais forte… Então, tem menos a ver com isso”, disse ele em live.
Galípolo foi presidente do Banco Fator por quatro anos e faz parte do conselho da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
LEIA MAIS