O programa Renegocia!, organizado pelo governo federal para negociar dívidas com empresas de telefonia, água, energia elétrica e instituições financeiras, está disponível para todos os consumidores, independente da renda ou do valor da dívida.
O Renegocia! que começa nesta segunda-feira (24) vai até o dia 11 de agosto e não inclui dívidas de pensão alimentícia, crédito rural e imobiliário.
Quem se enquadra no programa, deve procurar os órgãos de defesa do consumidor, como Procons, Ministério Público e Defensoria Pública mais próximos. Também é possível participar pelo portal neste site (clique aqui).
Quem aderir ao programa pode conseguir uma condição mais favorável para o pagamento da dívida e alguns possíveis descontos.
O QUE É NECESSÁRIO LEVAR?
– Documentos pessoais;
– Contrato da dívida;
– Faturas e comprovantes de pagamentos.
LEIA TAMBÉM
Caso Marielle: Élcio Queiroz afirma em delação premiada que Ronnie Lessa matou Marielle
Receita Federal libera consulta para terceiro lote da restituição do Imposto de Renda
QUAL A DIFERENÇA DO PROGRAMA DESENROLA E RENEGOCIA?
O governo também lançou o programa Desenrola na semana passada, o programa também é destinado para a renegociação de dívidas, mas com um valor máximo. No Desenrola, poderão ser negociadas dívidas de até R$ 5 mil e a renda do consumidor não pode ultrapassar R$ 20 mil. Também são permitidas apenas dívidas bancárias, e as instituições financeiras farão contato com o consumidor.
Já no Renegocia!, são permitidas dívidas bancárias sem restrição de valor e de renda pessoal.
LEIA MAIS
Desenrola Brasil: descubra como identificar o golpe do link falso