13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Valor

Sete das oito atividades do varejo recuam entre junho e julho

Segundo o IBGE, a única atividade em expansão foi a de Combustíveis e lubrificantes

 

De acordo com os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), sete das oito atividades que integram o comércio varejista registraram perdas nas vendas em julho em comparação com junho. A única atividade em expansão foi a de Combustíveis e lubrificantes, que registrou um crescimento de 12,2%. O volume vendido, na média global, caiu 0,8 entre os dois meses e a queda foi impulsionada pelas vendas de tecidos, vestuário e calçados, que registrou uma redução de 17,1%. 

Outras atividades que também caíram foram os comércios de móveis e eletrodomésticos (-3,0%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,0%); equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-1,5%); artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (-1,4%); hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,6%), e outros artigos de uso pessoal e doméstico (-0,5%). 

No comércio varejista ampliado, que inclui as atividades de veículos e material de construção, houve redução de 0,7% em julho ante junho. O segmento de veículos, motos, partes e peças registrou queda de 2,7%, enquanto material de construção caiu 2,0%. 

 

 

- Publicidade -

LEIA MAIS 

Por que o seu dinheiro precisa render mais que a inflação

Falsificações de camisas de futebol causam prejuízo bilionário e desafiam times

 

- Publicidade -

COMPARAÇÃO COM 2021 

Ainda segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram retração em julho de 2022 ante julho de 2021. Na média global, o comércio varejista teve um recuo de 5,2%.

Houve perdas em outros artigos de uso pessoal e doméstico (-28,7%); tecidos, vestuário e calçados (-16,2%); móveis e eletrodomésticos (-14,6%); equipamentos e material para escritório informática e comunicação (-0,4%) e hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,1%). Os avanços foram registrados por combustíveis e lubrificantes (17,4%); livros, jornais, revistas e papelaria (11,2%) e artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (4,0%).

No varejo ampliado, que inclui os segmentos de veículos e material de construção, as vendas caíram 6,8% em julho de 2022 ante julho do ano anterior. O segmento de veículos e motos, partes e peças caiu 8,5%, e material de construção recuou 13,7%. (Com informações da Agência Estado)

 

LEIA TAMBÉM 

Rainha Elizabeth deixou carta que só será aberta em 2085; entenda

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress