13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Tudo Viagem

Mulheres ganham canal para denunciar assédio em viagens rodoviárias

Grupo de empresas cria atendimento via WhatsApp com equipe formada somente por mulheres

As mulheres estão viajando cada vez mais. Sozinhas ou em grupos de amigas, as turistas já representam boa parcela do número de pessoas que aproveitam feriados e férias longe de casa. Apesar desta realidade estar se consolidando, as mulheres ainda enfrentam muitos desafios ao escolher uma viagem solo ou com amigas. 

Uma pesquisa do Grupo JCA – pool de empresas formado pelas viações Cometa, 1001, Catarinense, Expresso do Sul e Rápido Ribeirão – realizada com passageiras, mostrou que situações de importunação e assédio durante viagens são uma preocupação recorrente. 

 

 

LEIA MAIS 

São Pedro sedia encontro de Vespas e motos clássicas

Vá colher uvas e provar vinhos em Mendoza, na Argentina

- Publicidade -

 

 

A partir da pesquisa, o grupo criou o SOS Bus, um canal 24h para clientes que, de dentro do próprio ônibus e no decorrer da viagem, podem sinalizar situações de desrespeito ou importunação relacionadas a assédio que ocorrerem, sendo as mulheres as principais vítimas desse tipo de situação. O atendimento é feito via WhatsApp, por uma equipe formada somente por mulheres. 

“Entendemos que o nosso papel, enquanto empresa socialmente responsável, é viabilizar um canal de apoio acolhedor e humano, para a rápida tratativa e solução das ocorrências que virem a acontecer, já que, infelizmente, casos como esses ocorrem todos os dias, em diversos lugares. As clientes também podem contar com o apoio de nossos motoristas, que são treinados para lidar com situações adversas e prestar assistência às vítimas”, explica Renata Pedretti Pestana, diretora de Marketing e Experiência do Cliente do Grupo JCA. 

- Publicidade -

O número do WhatsApp é exclusivo para a tratativa deste tipo de evento e a equipe de atendimento é treinada para o acolhimento da cliente. Alguns dos protocolos adotados são o contato com o motorista para a intermediação local e apoio com o acionamento dos órgãos competentes, como as Delegacias das Mulheres, além do acompanhamento para a continuidade de uma viagem segura.

“As mulheres costumam se sentir mais amparadas e seguras quando são atendidas por outras mulheres, principalmente em situações de assédio, por isso tivemos esse cuidado de formar uma equipe de atendimento com este foco. Se houver a necessidade de atendimento durante as viagens, a comunicação será rápida e direta via WhatsApp, poupando as passageiras de burocracias como baixar aplicativos específicos para obter o suporte. Após o contato, toda a denúncia terá uma ação corretiva imediata”, complementa Pestana. 

Até o final de fevereiro, todos os ônibus do Grupo JCA estarão com adesivos com orientações e o número do SOS Bus. A comunicação também está sendo divulgada nas televisões que ficam nos guichês das rodoviárias e SMS pré-viagem são enviados para as clientes saberem que o canal existe e está disponível. A companhia reforçou ainda o posicionamento antiassédio em seu manual de boas práticas e nos treinamentos dos motoristas, que recebem recomendações de atendimento específicos para essas eventualidades. 

O SOS Bus está disponível no número (11) 98975-3819.
 

LEIA TAMBÉM 

Confira 4 atrações essenciais em São João del Rei (MG)

Compartilhe:
Marcos André Andrade
Marcos André Andrade é formado em jornalismo pela Unesp e pós-graduado em Gestão da Comunicação em Mídias Digitais pelo Senac. No Grupo EP desde 2022, é editor do Tudo EP e foi repórter do acidade on Campinas. Tem passagens pela Band Campinas, Rádio Bandeirantes de Campinas e Rádio Band News de Campinas, onde desempenhou as funções de âncora, editor, produtor e repórter.
- Publicidade -
plugins premium WordPress