13 de dezembro de 2024
- Publicidade -
Viva Turismo

Memorial Padre Victor é a segunda maior atração do Turismo Religioso em Três Pontas

Museu histórico abriga peças e objetos do padre que pode se tornar o primeiro santo negro do Brasil

Três Pontas está na rota do Turismo Religioso do Sul de Minas e uma das principais atrações deste segmento na cidade é o Memorial Padre Victor. O espaço é dedicado ao padre Francisco de Paula Victor, atualmente, Beato Padre Victor, que viveu no município por 53 anos e deixou fama de santidade. Visitar o Memorial é conhecer e se emocionar com a história deste grande homem, um sacerdote preto, filho de escrava, beatificado pela Igreja Católica e que pode se tornar o primeiro santo negro do Brasil. 

O museu é simples, porém bem conservado e abriga peças e objetos pessoais de Padre Victor. Em uma grande e arejada sala está a maior parte do acervo que marca a trajetória do padre em Três Pontas e que é capaz de despertar um sentimento de fé nos visitantes.   

Batinas, bíblias, livros de registros, castiçais e muitos outros itens utilizados por Padre Victor nas celebrações religiosas dividem espaço com muita coisa que fazia parte do seu dia a dia, por exemplo, seus óculos, chaves e arreio além da Sagrada Cruz com a qual ungia os enfermos. Na exposição chamam a atenção também o esquife onde repousou o corpo do padre e fotos da exumação dos restos mortais, fase do processo que culminou com a Beatificação em 14 de novembro de 2015.  
   
LEIA TAMBÉM 
Bens do patrimônio histórico são opções para turistas em Três Pontas 
 
Conheça parques e praças que são convite para um lindo passeio

 

Fama 

A fama de santidade de Padre Victor atrai devotos de todo o país e até do exterior. Eles levam até o Memorial diversos objetos como fotos, velas, peças de roupa e em gesso. Tudo para agradecer às graças alcançadas atribuídas à intercessão do Beato. A “Sala dos Milagres” está pequena para tantas manifestações de confiança e gratidão. As visitas ao local são mais intensas durante o mês de setembro, quando é celebrada a Festa do Beato Padre Victor. 

No Memorial há ainda uma lojinha onde o visitante pode adquirir imagens, terços, livros e outros produtos para levar para casa e presentear familiares e amigos. O espaço oferece também ao visitante uma completa estrutura de apoios com banheiros, fraldários e uma área externa para um breve repouso de onde é possível contemplar a torre da mais importante atração turística-religiosa da cidade popularmente chamada de a “Igreja do Padre Victor”, o Santuário Diocesano Nossa Senhora dAjuda.  
 
Localização 

O Memorial Padre Victor fica na Praça Cônego Victor, 45, ao lado do Santuário Diocesano Nossa Senhora dAjuda (antiga igreja matriz), no Centro de Três Pontas. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira de 8h até 18h. Aos sábados, de 8h até 15h. E aos domingos, de 8h ao meio dia. Durante o mês de setembro, quando é celebrada a Festa do Beato Padre Victor, o Memorial funciona em horário especial. As visitas são autoguiadas ou guiadas e a entrada é de graça. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (35)3265-2627.

- Publicidade -

Processo de Canonização continua em andamento 

Para muitos devotos, Beato Padre Victor já é Santo há tempos. São muitos discursos de graças e milagres alcançados através da intercessão dele. Mas a prova concreta para que de fato um milagre seja reconhecido pela Igreja Católica leva tempo. E necessita também de muitos documentos para embasar o processo, que tramita desde 1993, conforme decreto do Papa João Paulo II. O andamento é acompanhado de perto pela Mitra Diocesana da Campanha e pela Associação Padre Victor de Três Pontas.  

Em junho de 2015, o Vaticano reconheceu o primeiro milagre por intercessão do então Venerável Padre Victor e este fato levou à Beatificação, que aconteceu em 14 de novembro do mesmo ano. Para que Padre Victor seja Canonizado, entrando para a lista de Santos Católicos, será necessário que a Igreja reconheça a existência de mais um milagre.  

Aqueles fiéis que tiveram alguma graça alcançada por intercessão do Beato Padre Victor, podem entrar em contato com a Associação Padre Victor de Três Pontas. Quanto mais narrativas de fatos atribuídos ao Beato, mais completo se torna o processo. E assim, reforça a verdadeira virtude deste homem de Deus, que dedicou sua vida a ajudar os mais necessitados.

Compartilhe:
Luciana Félix
Supervisora de conteúdo digital do acidade on e do Tudo EP. Entrou no Grupo EP em 2017 como repórter do acidade on Campinas, onde também foi editora da praça. Antes atuou como repórter e editora do jornal Correio Popular e do site do Grupo RAC. Também atuou como repórter da Revista Veja, em São Paulo.
- Publicidade -
plugins premium WordPress