- Publicidade -
Viu essa?Entre Serras e Queijos: quarto episódio mostra sucesso do queijo ao redor do mundo

Entre Serras e Queijos: quarto episódio mostra sucesso do queijo ao redor do mundo

Documentário mergulha no universo do queijo, principalmente em Minas Gerais, que foi a porta de entrada do produto no Brasil

- Publicidade -

O quarto e último episódio do “Entre Serras e Queijos” vai ao ar neste sábado (28), na EPTV/TV Globo. Para finalizar a viagem, o documentário vai mostrar o sucesso do queijo no Brasil e ao redor do mundo. 

Minas Gerais é a terra do queijo artesanal e do queijo industrializado. O primeiro laticínio brasileiro foi criado no estado, na Zona da Mata. Essa é a terra do pai da aviação, Alberto Santos Dumont, que também teve seu nome inscrito na história do queijo. Ele vendia leite para o laticínio, que passou a fazer em terras mineiras o Queijo do Reino, de origem holandesa.  

- Publicidade -

Além do pioneirismo holandês, foram os dinamarqueses os responsáveis pela ampliação da indústria queijeira. Eles fundaram laticínios e ensinaram os brasileiros a fazerem queijos finos, como os franceses brie e camembert, o suíço Ementhal, os italianos parmesão, pecorino. 

No sul de Minas, o “Entre Serras e Queijos” encontrou queijos de búfala, de ovelha e de cabra. Você vai poder descobrir os segredos do mofo branco, a casca colorida do queijo do reino e o jeito de fazer o árabe chancliche. O programa mostrará a lenda do queijo dinamarquês de Cruzília, feito a partir de uma receita esquecida no cofre do laticínio; o porquê o queijo do reino tem esse nome e a docilidade das búfalas de uma fazenda produtora.

Portugal volta a figurar no quarto episódio. Será apresentada a história de um casal de irmãos baianos que abriu um laticínio no povoado de Sabóia, no sul do país, para produzir queijo minas artesanal, vendido em vários lugares da Europa. Feito com leite de vaca holandesa, o produto nada deixa a desejar ao famoso queijo mineiro.

Entre Serras e Queijos

Com quatro episódios, o “Entre Serras e Queijos” será exibido nos sábados do mês de outubro (07, 14, 21 e 28), às 15h20. O documentário mergulha no universo do queijo, principalmente em Minas Gerais. Segundo historiadores, o estado foi a porta de entrada do produto no Brasil, entre os séculos 17 e 18, no ciclo do ouro. A produção vai trazer histórias, particularidades e curiosidades que orbitam um alimento tão rico em vários sentidos.

- Publicidade -

LEIA MAIS

STF julga validade de medida que possibilita o divórcio direto

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -
plugins premium WordPress