- Publicidade -
Cotidiano4,2 mil estudantes prestam o Enem em Araraquara; professora dá dicas para a redação

4,2 mil estudantes prestam o Enem em Araraquara; professora dá dicas para a redação

Provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em quatro instituições de ensino da cidade

- Publicidade -

Mais de 4,2 mil estudantes devem prestar o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em Araraquara. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro em quatro instituições de ensino.

A abertura dos portões está prevista para o meio-dia e o início da prova para às 13h30. Cada estudante terá 5h30 para entregar o exame.

- Publicidade -

Além da redação, no primeiro dia, serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. Ao todo, serão 90 questões de múltipla escolha.

O Enem se tornou a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e de iniciativas como o Prouni (Programa Universidade para Todos).

A professora e pedagoga Ana Paula Franzini Otrenti explicou que é natural que os candidatos fiquem mais ansiosos a respeito da redação. Para ela, é preciso estar preparado para propostas abrangentes e saber delimitar as problemáticas.

“O ideal, então, é não deixar para escrever o texto por último, pois, dessa forma, evita-se desatenção no momento de elaborar o tema. Com a mente mais limpa, é possível raciocinar com mais clareza e produzir a redação com melhores argumentos, objetividade e criatividade”, orientou.

A nota da redação varia de zero e mil pontos. O texto será corrigido por dois corretores de forma independente e deverá respeitar os critérios disponíveis no edital da prova.

- Publicidade -

“O mais importante é dominar as estruturas exigidas como critério de avaliação, que incluem: domínio da norma culta; conhecimento sociocultural; relação e interpretação de ideias, fatos e opiniões; coesão e coerência; e elaboração da proposta interventiva ao final do texto argumentativo”, explicou a professora.

Outro aspecto é se atentar à proposta temática. “Fugir do tema indicado pode gerar considerável prejuízo à nota do texto. Dessarte, considera-se imprescindível um adequado preparo para a prova, praticar temas de redação, com base em contextos culturais e pensando em macroestruturas já cobradas pela prova do Enem”, disse.

Segundo Ana Paulo, é primordial que todas as orientações sejam seguidas junto a um controle preciso do tempo, para que o processo leve no máximo 80 minutos. Dessa forma, haverá melhor gestão entre o tempo gasto na redação e as demais 90 questões da prova.

“Lembrando que fazer o texto na folha de rascunho, em primeiro plano, evitam-se falhas e rasuras. Assim, após a releitura do texto escrito, a redação deve ser redigida na folha definitiva.”

No segundo dia do Exame, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A aplicação começa às 13h30 e a prova terá 5 horas de duração.

Os gabaritos das provas serão divulgados no dia 24 de novembro. Já o resultado deve sair no dia 16 de janeiro.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -