- Publicidade -
CotidianoAraraquara registra 330 "gatos" na rede elétrica em oito meses

Araraquara registra 330 “gatos” na rede elétrica em oito meses

Cidade lidera levantamento regional feito pela CPFL Paulista, entre os meses de janeiro e agosto deste ano

- Publicidade -

 

Técnicos da CPFL Paulista fiscalizam ligações de energia (Foto: CPFL/Divulgação)
Técnicos da CPFL Paulista fiscalizam ligações de energia (Foto: CPFL/Divulgação)

Araraquara é a cidade da região com maior número de ligações clandestinas de energia elétrica. Entre janeiro e agosto de 2022, a Morada do Sol registrou 330 ocorrências de “gatos” na rede administrada pela CPFL Paulista – responsável pelo levantamento e por fornecer energia na região.

- Publicidade -

O levantamento apresentou ainda números de ocorrências em São Carlos, com 293 registros e Matão, com 94 ocorrências. A empresa identificou e regularizou 814 ligações clandestinas nas 21 cidades na região de Araraquara e São Carlos.

 

VEJA TAMBÉM

Cinemas de Araraquara têm último dia com entradas custando R$ 10

Liniker é a artista brasileira com mais indicações ao Grammy Latino
 

- Publicidade -

Em entrevista à EPTV Central, o gerente de operações de campo da CPFL Paulista, Jean Oliveira de Santana, falou sobre os riscos e prejuízos causados por essa prática.

 

“O furto de energia é um crime previsto no código Penal, então a pessoa que comete esse crime pode ficar recluso por até quatro anos, além de ter o pagamento de uma multa retroativa ao período em que ele ficou furtando energia”, introduziu.

“Lembrando que o furto de energia não só causa prejuízo financeiro, também risco a segurança e qualidade de fornecimento da região, porque as ligações clandestinas e fraudes não seguem nenhum critério técnico para ser efetuado, então sobrecarrega a nossa rede, com risco a segurança. Pode causar curto-circuito, não só na residência que cometeu a fraude, ou no comércio, mas também na região que a fraude está instaurada”, completou.

Em São Carlos foi identificado aumento de 13% nessas ligações clandestinas, porém, em outros municípios, a CPFL observou redução de 28%. Jean também falou sobre os mecanismos que têm sido utilizados para combater o furto de energia.

 

“Hoje, os comerciantes estão tentando diminuir seus custos operacionais fazendo fraude de energia de forma errônea, incorreta, mas a CPFL vem intensificando as ações para combater esse furto de energia, investindo em tecnologia como as caixas blindadas, além disso, também utilizamos inteligência artificial para poder nos direcionar para inspeções assertivas, que vão trazer resultados no furto de energia”, pontuou.

“Tem surtido efeito, apesar de São Carlos ter tido uma elevação de 13%, a região de Araraquara, os 21 municípios ao redor, no mesmo período de janeiro a agosto de 2022 comparando com 2021 houve uma redução de 28% no número de fraudes detectadas pela CPFL”, concluiu.

O gerente também falou sobre as denúncias, que podem ser feitas pela população através do canal da CPFL Paulista www.cpfl.com.br/fraude, ou pelo e-mail denunciafraude@cpfl.com.br.

 

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -