As câmeras inteligentes de Araraquara ajudaram a recuperar ao menos três veículos em abril frutos de furtos. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de Araraquara, no mesmo mês, o sistema emitiu 38 alertas gerais, entre eles, quatro de veículos furtados, e os demais de interesse da Polícia Civil e do setor de Inteligência da GCM (Guarda Civil Municipal).
Já em março foram três alertas de automóveis furtados, sendo um deles recuperado após passar por uma das câmeras inteligentes. Em fevereiro, foram 45 alertas gerais, sendo quatro deles de veículos furtados, com três recuperados após passagem pelos equipamentos.
As câmeras também estão integradas à Polícia Militar com o Sistema Detecta e à Polícia Federal. Equipamentos do gênero, em Araraquara e rodovias da região, ajudaram a recuperar ao menos três veículos furtados ou roubados em menos de dez dias.
No dia 6 de abril, dois homens – pai e filho – foram presos em Américo Brasiliense, depois que um equipamento entre Araraquara e o município vizinho identificou que o veículo em que estavam era roubado. O carro foi devolvido à proprietária que reconheceu um dos homens como participante do assalto.
No dia 9 de abril, uma mulher de 27 anos foi presa depois de passar por uma câmera inteligente na Avenida Bento de Abreu que ‘dedurou’ o furto de um veículo com a mesma placa que teria ocorrido dias antes em Matão.
Por último, no dia 14, uma caminhonete furtada em Matão, foi flagrada pelo radar inteligente na Rodovia Clito Bastia, sentido Araraquara/Matão. O veículo estava com o antigo proprietário.
Monitoramento inteligente
Em setembro do ano passado, as câmeras de inteligência artificial no município passaram de 38 para 140 equipamentos em toda a cidade, com o objetivo de intensificar o controle e o monitoramento das vias públicas, em áreas com grande circulação de pessoas e veículos, centros comerciais e as principais entradas e saídas do município.
As câmeras realizam leitura de placas veiculares, contagem de veículos para finalidades estatísticas, análise comportamental e facial, além do monitoramento do trânsito.
Também estão conectadas aos sistemas Detecta (da PM de São Paulo) e Córtex (do Ministério da Justiça).