- Publicidade -
CotidianoPós-pandemia: casos de câncer de mama crescem 30% em Araraquara

Pós-pandemia: casos de câncer de mama crescem 30% em Araraquara

Entre janeiro e outubro deste ano, foram 74 diagnósticos; coordenadora explica que aumento está relacionado à pandemia

- Publicidade -
Número de diagnóstico de câncer de mama cresceu em Araraquara (Foto: Freepik)
Número de diagnóstico de câncer de mama cresceu em Araraquara (Foto: Freepik)

O número de novos casos de câncer de mama registrados na rede pública de saúde aumentou 30%, em Araraquara.  Entre janeiro e outubro deste ano, foram 74 diagnósticos, ante aos 56 no mesmo período do ano passado.

Atualmente, o Ambulatório de Saúde da Mulher atende cerca de 900 mulheres com câncer de mama ou que tiveram a doença e fazem acompanhamento médico.

- Publicidade -

Para a gestora do Ambulatório, Aline Fidelis, o pós-pandemia acendeu um sinal alerta com relação ao aumento de novos casos da doença. “Muitas mulheres deixaram de realizar seus exames na pandemia e agora estão retomando. Alguns casos que eram para ser descobertos precocemente já estão mais avançados. Por conta disso, estamos vendo um cenário de aumento no pós-pandemia”, explicou.
 

VEJA TAMBÉM 

Semana termina com muito sol e calor em Araraquara
 

Mulher abandona as filhas, corre atrás do marido e é presa em Ibitinga
 

De acordo com a Prefeitura, a cidade conta com 900 exames de mamografia disponíveis que são oferecidos pelo Instituto Médico de Araraquara (IMA), Ambulatório Médico Estadual e Santa Casa.

- Publicidade -

Ainda segundo o município, não há demanda reprimida aguardando o agendamento, exceto casos específicos de mamas densas.

“Uma das consequências da pandemia da covid-19 foi o represamento da demanda por exames e consultas. Os ambulatórios estão se readequando para enfrentar o aumento da procura pós-período de pandemia, reorganizando fluxos, cotas e agendas”, afirmou por meio de nota.

 

Após a pandemia, mulheres voltaram a realizar exames de rotina (Foto: Arquivo/PMC)
Após a pandemia, mulheres voltaram a realizar exames de rotina (Foto: Arquivo/PMC)

Segundo Aline Fidelis, há fatores imutáveis que contribuem para o desenvolvimento do câncer de mama, como a genética e o próprio envelhecimento – já que se trata de uma doença prevalente nas mulheres acima de 50 anos, porém há formas de prevenir. 

“Sempre manter uma alimentação saudável, exercícios físicos acima de 150 minutos por semana, tentar sempre se manter dentro do peso ideal”, pontuou.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -