- Publicidade -
CotidianoUm ano após sanção de lei que permite enterro de pets, cão é sepultado em cemitério de Matão

Um ano após sanção de lei que permite enterro de pets, cão é sepultado em cemitério de Matão

Despedida e enterro aconteceram dia 7 de setembro em Matão, um ano e três meses após sanção da lei que permite sepultamento de pets em cemitérios públicos

- Publicidade -
  • COM INFORMAÇÕES DO G1 E DA EPTV CENTRAL

Um cachorro da raça Maltês foi o primeiro pet a ser sepultado no Cemitério Municipal de Matão, após a regulamentação da lei – aprovada ano passado – que permite o enterro de animais de estimação no local e no cemitério do Distrito de São Lourenço do Turvo.

VEJA TAMBÉM

- Publicidade -

Matão autoriza enterro de cães e gatos em cemitérios públicos

Madrasta é presa em Matão após ser condenada por colaborar com tortura de enteados

O enterro do cachorro – Fred, um maltês que faleceu aos 16 anos – aconteceu dia 7 de setembro. Ele está sepultado no jazigo que pertence aos seus tutores.

Matão autoriza enterro de cães e gatos em cemitérios públicos

Mais de um ano após a lei nº 5.624/2022 ter sido sancionada, a Prefeitura de Matão finalmente formalizou a regulamentação do sepultamento dos pets em cemitérios públicos. A medida estabelece diretrizes para as cerimônias de despedida e enterros dos animais.

As informações sobre os enterros dos pets no município passam a ser divulgadas pelo site dos Cemitérios.

- Publicidade -

ATESTADO DE ÓBITO, SEPULTAMENTO E ZOONOSES

Entre as regras, a legislação exige a declaração de óbito emitida por um veterinário, contendo informações detalhadas sobre o animal falecido.

Todos os sepultamentos deverão ocorrer no período de até 24h após o óbito.

Caso a causa morte tenha sido alguma zoonose contagiosa, como raiva, cinomose e parvovirose, o pet não poderá ser enterrado no local.

DESPESAS, CUSTOS E LOCAIS

O sepultamento de animal doméstico só ocorrerá em sepulturas, jazigos, gavetas ou carneiras já pertencentes aos familiares do animal, sendo vedada a concessão de novas sepulturas a esse fim.

As taxas de sepultamento são as mesmas dos seres humanos. Despesas relacionadas ao enterro de animais de estimação serão de responsabilidade do concessionário do jazigo ou sepultura.

Velórios e vigílias não são permitidos no local e a urna do animal deverá ser biodegradável.

EXUMAÇÃO
O prazo mínimo para exumação de animais é fixado em um ano para animais de até 3 kg, dois anos para animais de 4 a 14 kg e três anos para animais com 15 kg ou mais.

Para mais informações consulte o site da Prefeitura de Matão.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -