Quase 200 pessoas se declaram indígenas na região, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na segunda-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Araraquara lidera entre os municípios vizinhos com 146 pessoas.
O número representa 0.060% da população, que, hoje, é de 242 mil habitantes.
Depois de Araraquara, aparecem as cidades de Matão e Américo Brasiliense com 17 e 16 indígenas, respectivamente. Já em Santa Lúcia, por exemplo, apenas uma pessoa se declarou desta forma e, em Gavião Peixoto, não houve registro.
VEJA TAMBÉM
Vazamento de esgoto gera transtorno para moradores do Del Rei
VÍDEO: Câmera flagra acidente entre ônibus e carroça em Araraquara
Em 2021, a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou que três famílias das etnias Palikur, Guarani Kaiowá e Bakairi foram identificadas nos bairros Yolanda Ópice, Santana e São Rafael, com base nas informações do CADÚnico (Cadastro Único). Juntas, elas somavam 12 pessoas.
INDÍGENAS NO BRASIL
O Censo também mostrou que a população indígena brasileira é de quase 1,7 milhão de pessoas. Em 12 anos, o crescimento foi de 88% – em 2010, eram 897 mil indígenas.
Segundo o IBGE, o Censo 2022 teve mudanças na metodologia e passou a contar com a participação das lideranças das comunidades no processo de coleta de dados e a considerar outras localidades indígenas, além das terras oficialmente delimitadas.
Os povos indígenas passaram a ser mapeados pelo IBGE em 1991, com base na autodeclaração no quesito “cor ou raça”. (Com informações do g1)