- Publicidade -
CotidianoAraraquara é a cidade da região com mais indígenas, mostra IBGE

Araraquara é a cidade da região com mais indígenas, mostra IBGE

Segundo dados do Censo Demográfico 2022, das 200 autodeclarações, 146 foram na Morada do Sol

- Publicidade -

Quase 200 pessoas se declaram indígenas na região, segundo dados do Censo Demográfico 2022, divulgados na segunda-feira (7) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). Araraquara lidera entre os municípios vizinhos com 146 pessoas.

- Publicidade -

O número representa 0.060% da população, que, hoje, é de 242 mil habitantes.

Depois de Araraquara, aparecem as cidades de Matão e Américo Brasiliense com 17 e 16 indígenas, respectivamente. Já em Santa Lúcia, por exemplo, apenas uma pessoa se declarou desta forma e, em Gavião Peixoto, não houve registro.

VEJA TAMBÉM

Vazamento de esgoto gera transtorno para moradores do Del Rei

- Publicidade -

VÍDEO: Câmera flagra acidente entre ônibus e carroça em Araraquara

Em 2021, a secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social informou que três famílias das etnias Palikur, Guarani Kaiowá e Bakairi foram identificadas nos bairros Yolanda Ópice, Santana e São Rafael, com base nas informações do CADÚnico (Cadastro Único). Juntas, elas somavam 12 pessoas.

INDÍGENAS NO BRASIL

O Censo também mostrou que a população indígena brasileira é de quase 1,7 milhão de pessoas. Em 12 anos, o crescimento foi de 88% – em 2010, eram 897 mil indígenas.

Segundo o IBGE, o Censo 2022 teve mudanças na metodologia e passou a contar com a participação das lideranças das comunidades no processo de coleta de dados e a considerar outras localidades indígenas, além das terras oficialmente delimitadas.

Os povos indígenas passaram a ser mapeados pelo IBGE em 1991, com base na autodeclaração no quesito “cor ou raça”. (Com informações do g1)

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -