- Publicidade -
CotidianoAraraquara registra mais de 2,5 mil casos e cinco mortes por covid em 2024

Araraquara registra mais de 2,5 mil casos e cinco mortes por covid em 2024

Segundo a Prefeitura, nesta quarta-feira (21), cidade possui 14 pessoas internadas em enfermaria, sendo cinco residentes em outros municípios

- Publicidade -

Araraquara registrou mais de 2,5 mil casos e cinco mortes por COVID-19 em 2024. A informação é da secretaria municipal de Saúde, que disse monitorar a situação epidemiológica e considera que a doença está “controlada” mesmo com o aumento de casos.

Segundo a atualização semanal, a Morada do Sol registrou 558 casos em janeiro e 1.979 casos em fevereiro, totalizando 2.537 casos em 2024. No mesmo período, foram registradas cinco mortes pela doença, porém, não foram informados detalhes sobre as vítimas. O número de casos é menor que o mesmo período do ano passado, quando houve 2.903 registros.

- Publicidade -

Na avaliação da secretária de Saúde, Eliana Honain, o recente aumento de casos da doença ocorre devido aos meses de férias, confraternizações de final de ano e viagens, além de outras situações em que houve aglomerações de pessoas, como, por exemplo, o Carnaval.

“Normalmente, neste período, se registra aumento do número de doenças respiratórias, como a COVID. O importante é que não estamos registrando pressão na assistência à saúde. Hoje, em Araraquara, não temos nenhum paciente com covid internado em UTI. Temos 14 internados, sendo cinco residentes em outros municípios e todos em enfermaria”, informou Eliana.

Eliana Honain, secretária de Saúde

A responsável pelo serviço de Saúde na cidade explicou a existência de um protocolo para atendimento nos hospitais da rede pública e privada, com a testagem das pessoas que são internadas, independentemente da comorbidade que provocou a internação.

“Se der positivo para covid, conforme exigido, ela vai para o isolamento. Já no serviço privado, são testados todos os maiores de 60 anos. Nos casos positivos, se a pessoa vem a óbito, mesmo ela tendo sido internada por causa de um AVC, um infarto ou outra doença grave, vai ser atestada a morte por covid”, introduziu.

“Os casos de óbitos registrados no município por covid nos últimos meses se encaixam nesse contexto. Por isso, podemos afirmar que, em geral, os casos da doença não estão se agravando”, completou a responsável pela Saúde.

NOVAS CEPAS?

Com o aumento de casos, Eliana Honain informou que a secretaria solicitou um sequenciamento genético do vírus para identificar se uma nova cepa estaria circulando no município. Ela reforçou que a identificação é essencial para a tomada de decisões.

- Publicidade -

“Vamos aguardar o resultado, que deve sair nas próximas semanas, para sabermos se existe alguma nova cepa circulando e aumentando os números de casos, além das aglomerações habituais das festas de fim de ano, férias e feriado”, afirmou.

Eliana Honain, secretária de Saúde

Por fim, Honain apontou que a situação da doença segue sendo monitorada pela Secretaria Municipal de Saúde e informou que a Prefeitura seguirá divulgando os casos e orientações necessárias para as testagens de pessoas com sintomas gripais.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -