Na próxima quinta-feira (30), Araraquara inaugura a primeira Casa Abrigo para LGBTs expulsos de casa e em vulnerabilidade social do município.
Cerca de 12 pessoas serão atendidas no espaço. Para ser abrigada, a pessoa deve passar por uma avaliação no Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ e assistência social do município.
“Faremos uma avaliação dessa pessoa, com acolhimento psicológico, e encaminharemos para o CREAS avaliar o caso. A triagem é realizada em conjunto para ela ser acolhida no abrigo. Cada caso é um caso, depende muito do grau de vulnerabilidade de cada pessoa”, apontou a assessora especial de Políticas LGBTQIA+de Araraquara, Érica Matheus.
VEJA TAMBÉM
Veja a programação do Mês do Orgulho LGBTQIA+ em Araraquara
Exames médicos são oferecidos de graça no Centro de Araraquara
A vereadora Filipa Bruneli (PT) enfatizou que o principal é restabelecer o vínculo com família, caso exista essa possibilidade, do contrário, a pessoa será abrigada.
“Será abrigado só quem realmente precisa, e terá todo um crivo do protocolo e avaliação de cada caso. Fico triste que precisamos de espaços como esse, pois o que queríamos de fato é que as famílias acolhessem as pessoas LGBTs, mas enquanto não mudamos essa cultura de discriminação, uma casa como essa é fundamental”, reforçou a vereadora.
CONQUISTA LGBT
A obra foi eleita através do Orçamento Participativo de Araraquara em 2019, e é a primeira Casa Abrigo voltada para a comunidade queer no interior do estado de São Paulo.
De acordo com Filipa, no Brasil existem em torno de 10 casas de acolhimento implementada pelo poder público.
“São menos de 10 casas implementadas pelo poder público no país, temos ONGs que fazem esse papel também. Ainda são poucas casas abrigos perto da demanda que temos em todo território brasileiro. Mas é uma emoção imensa termos uma casa abrigo em Araraquara, uma resposta a problemática social do abandono decorrente da LGBTfobia”, avaliou.
SERVIÇO
O endereço da Casa Abrigo LGBT é na Rua Voluntários da Pátria, 3340, centro.
O Centro de Referência e Resistência LGBTQIA+ “Nivaldo Aparecido Felipe de Miciano” (Xuxa) fica na Avenida Espanha, 536 , centro. O telefone para contato é o (16) 3339-5002.
LEIA MAIS
Oito bairros de Araraquara recebem ações de combate a dengue