- Publicidade -
CotidianoCPFL identifica mais de 500 ligações clandestinas de energia em Araraquara

CPFL identifica mais de 500 ligações clandestinas de energia em Araraquara

‘Gatos’ foram identificados com uso de tecnologia e operações realizadas em parceria com autoridades

- Publicidade -

Durante todo o ano passado, a CPFL Paulista identificou mais de 500 ligações clandestinas de energia elétrica em Araraquara. Ao todo, segundo a concessionária, foram desviados aproximadamente seis mil Megawatts (MWh) na região Central do estado de SP.

Com o uso de tecnologia e apoio das autoridades policiais em operações especiais, a empresa informou ter dobrado a quantidade de energia recuperada na mesma região em comparação com 2022. Além de ilegal, fraudar instalações ou furtar energia podem apresentar riscos à segurança das pessoas e causar instabilidade no fornecimento dos demais clientes.

- Publicidade -

Na região, equipes da distribuidora realizaram inspeções em residências, comércios e indústrias para regularizar 2.063 instalações. São Carlos foi à cidade com mais instalações regularizadas, com 627 unidades. Já em Araraquara, foram feitas 508 intervenções.

Também passaram por inspeções e operações especiais da empresa as cidades de Matão (108), Ibitinga (229), Taquaritinga (222), Ibaté (80), Américo Brasiliense (98), Itápolis (68), Descalvado (31) e Tabatinga (29).

Em toda a área de concessão da CPFL Paulista, as ações resultaram, no total, em 76.896 MWh recuperados e 27 mil instalações identificadas como fraudadoras, que foram autuadas e regularizadas em 2023.  

COMO DENUNCIAR ‘GATO’ DE ENERGIA

A CPFL Paulista reforçou que furto de energia é crime, pode trazer riscos à segurança das pessoas e prejudica diretamente a população com instabilidade no fornecimento de energia, pois ligações clandestinas sobrecarregam a rede, deixando o sistema de distribuição mais suscetível às interrupções. Quem for flagrado cometendo a irregularidade terá cobrados os valores retroativos referentes ao período em que deixou de pagar pelo fornecimento.  

Além disso, as fraudes e furtos podem encarecer a conta de energia para todos. A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) distribui parte dos prejuízos causados pelas “perdas comerciais”, como são denominadas as irregularidades, para a tarifa da distribuidora detentora da concessão da área, no momento das revisões tarifárias.     

- Publicidade -

Clientes da CPFL Paulista podem contribuir de forma sigilosa para o combate ao furto de energia, por meio dos canais disponibilizados pela concessionária. Denúncias podem ser realizadas pelo aplicativo “CPFL Energia”, disponível para todas as plataformas de dispositivos móveis, pelo site www.cpfl.com.br/fraude.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -