Quem se inscreveu para ser mesário em Araraquara e já foi convocado precisa fazer o treinamento para a função.
As eleições deste ano de 2022 serão realizadas nos dias 02 e 30 de outubro, mas os preparativos para o pleito são feitos muito antes.
A formação é feita pelo aplicativo de celular Mesários e ele vem sendo usado nas eleições municipais desde 2020 devido à pandemia.
LEIA MAIS
Audiência pública discute situação da Santa Casa de Araraquara
Prefeitura de Araraquara pagou R$ 42 mil por aluguel do CEAR
A ferramenta é desenvolvida pela Justiça Eleitoral e fornece as informação necessárias sobre as votações aos mesários.
A chefe do cartório de Araraquara, Cleide do Carmo Silva Zanin, explica como funciona a formação.
“A Justiça Eleitoral fornece aos mesários o curso online, é um curso por módulo e o mesário pode fazer de acordo com a sua disponibilidade de horário, em qualquer horário. O impronte é concluir até o dia 30 de setembro”, enfatiza.
As capacitações podem variar de munícipio para município. Cleide Zanin explica que em Araraquara será feita com urnas novas de 2020.
“Optamos por fazer o treinamento presencial somente para o presidente e primeiro mesário”, apontou.
CERTIFICADO ONLINE
Quem fez o curso e vai trabalhar nas eleições, recebe o certificado que poderá ser apresentado no trabalho para garantir os dias de folga.
“A pessoa que fez o curso online vai emitir o certificado também online após as eleições. Esse certificado dá o direito de dois dias de folga no trabalho”, comenta Zanin.
O curso está disponível para os mesários que se inscreveram e já foram convocados. Para se candidatar e trabalhar nas eleições, ainda dá tempo.
“Podem ocorrer imprevistos, a pessoa pode ficar doente até mesmo no dia da eleição então as substituições são feitas até o dia da eleição, procure o cartório eleitoral ou no próprio site TRE de São Paulo”, conclui Zanin.