O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, tem data marcada para retornar a Araraquara. Desta vez, Lula assinará a ordem de serviço do plano de macrodrenagem da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, e a reurbanização da Orla Ferroviária. A visita, antecipada pelo acidade on no início do mês, ocorrerá na sexta-feira (24), às 10h, no Distrito Araraquara.
Segundo informado pela Prefeitura, a obra receberá R$ 143 milhões em recursos do Governo Federal e deve solucionar um problema histórico da Via Expressa. O projeto executivo abrange obras de macrodrenagem do canal do Ribeirão do Ouro, incluindo a reconstrução do canal da Via Expressa e a construção de três novas pontes em locais estratégicos.
Além disso, prevê a construção de uma quarta ponte na Via Expressa sobre o córrego do Capão do Paiva, visando reduzir os riscos de alagamento. A ampliação da travessia sob a SP-310 também está contemplada, juntamente com a construção de reservatórios de detenção de cheias em diferentes áreas, incluindo um grande reservatório no Córrego da Servidão. O projeto também inclui obras de esgotamento sanitário e melhorias no canal do Córrego da Servidão, visando aprimorar o sistema de drenagem e prevenir enchentes.
Essa será a segunda visita de Lula após assumir seu terceiro mandato como presidente da República. No ano passado, em 8 de janeiro, o chefe de Estado visitou os pontos atingidos pelas fortes chuvas e foi surpreendido pelos ataques às sedes dos Três Poderes em Brasília. Naquela oportunidade, a visita foi suspensa, e Lula assinou um decreto de intervenção nas forças de segurança do Distrito Federal do gabinete de seu correligionário, em Araraquara.