- Publicidade -
CotidianoDe Norte a Sul, de Leste a Oeste, mato alto e abandono são realidade em áreas de lazer de Araraquara

De Norte a Sul, de Leste a Oeste, mato alto e abandono são realidade em áreas de lazer de Araraquara

Locais são usados para praticar atividades físicas ao ar livre, esportes e para passear com as crianças e animais

- Publicidade -

Na última semana, a reportagem do acidade on Araraquara percorreu as regiões do município para acompanhar a realidade das áreas de esporte e lazer da Morada do Sol.

A equipe conversou com moradores das quatro regiões (Norte, Sul, Leste e Oeste), que opinaram sobre as melhorias que poderiam ser feitas nos espaços.

- Publicidade -

Muitos locais são usados para praticar atividades físicas ao ar livre, esportes e para passear com as crianças e animais. A situação nos seis lugares visitados pela equipe era semelhante: de abandono e descaso, com a falta de manutenção e poda.

Confira a condição dos locais:

Área de Lazer Carlos Benedito Fusari (Jardim Santa Júlia) – Região Leste

Com mato muito alto, Área de Lazer Carlos Benedito Fusari, no Jardim Santa Júlia, não possui nem bebedouros.

Morador do bairro há 30 anos, Claudio Jardim, que vive em uma casa em frente à praça, reclamou do abandono do local. “Precisa de uma precaução para alguém vir a cuidar disso daqui.”

Segundo o morador, as equipes de manutenção no local costumam demorar para retornar.

- Publicidade -

“De vez em quando o pessoal passa o tratorzinho aqui, vem depois de 3, 4 meses passar aquela maquininha. Isso daqui não é grama, é braquiária. Nem o campo não é grama. Então deu uma chuva já cresce tudo de novo”, contou.

Na casa da vizinha de Claudio chegou a aparecer dois escorpiões. O local também costuma ser utilizado por crianças e jovens que usam o campo para jogar futebol e brincar, que muitas vezes precisam trazer água de casa para se hidratar.

“Uma criança, vem andar de bicicleta, sem querer cai numa grama dessa, aí, filho, aí tem aranha armadeira”, finalizou Claudio.

Área de Lazer do Jardim Iguatemi – Região Sul

Entre os principais problemas encontrados pelo acidade on durante a visita à Área de Lazer do Jardim Iguatemi, estão os vestiários abandonados e destruídos. No local, não se encontra janelas ou iluminação, mas insegurança.

Há entulhos, sujeira, lixo e até sinais de incêndio nas paredes chapiscadas pelo fogo. Já na área externa do vestiário, o cenário é o mesmo de muitas praças da cidade: mato, lixo e parquinhos inutilizáveis por conta da ferrugem dos equipamentos.

A dona de casa Janaina Matarucco Moreira dos Santos, que mora na região há sete anos, aproveitou para levar a filha de três anos passear no local.

Questionada se a pequena pôde aproveitar a estrutura do parque, ela foi clara em sua resposta de mãe: “Não, está em mau estado, quebrado, a última vez que eu vim, minha filha era bebezinha e estava em perfeito estado”, contou a moradora.

Área de Lazer Dirce Cruz Vintecinco (Jardim Del Rey) – Região Sul

No Jardim Del Rey, o cenário é de descaso. O local abriga estrutura para esportes com uma quadra coberta poliesportiva, e atividades física, com uma academia adaptada ao ao livre, mas assim como outros espaços, falta manutenção e não há onde se hidratar, o que é essencial nas práticas físicas nos dias quentes e de altas temperaturas que a cidade vem vivendo.

Área de Lazer Olivério Bazani Filho (Selmi Dei) – Região Norte

Há 43 anos, Marli Terezinha Melato Teixeira mora no Selmi Dei. Ela denuncia o abandono que vive não só a área de Lazer Olivério Bazani Filho, mas parte do bairro, com as calçadas cobertas pelo mato alto. “Está tudo abandonado, a praça está abandonada, aqui puseram o alambrado, não cuidam. Olha o matagal que está, não tem calçada para andar. Essa rua é uma rua perigosíssima, naquele quarteirão não tem calçada para andar”, disse a moradora.

“O pessoal da dengue está preocupado com nosso quintal, mas não olham aqui no mato que tem água parada. Eles estão preocupados com o nosso quintal, na verdade, as esquinas estão com água. A esquina de lá, se você ver a barbaridade que está. “

Área de Lazer do Jardim São Rafael – Região Sul

Já a Área de Lazer do São Rafael era a que estava mais conservada das vistas feitas pelo acidade on. A praça compartilha terreno com o CEU das Artes no bairro.

Dos problemas, o mato alto foi o que mais se destacou. A estrutura abriga quadra poliesportiva, pista de skate, playground, mesas de descanso.

Praça Pública Antônio Moda Francisco (Vale do Sol) – Região Oeste

Moradora do Igaçaba, Carla Silva confessou que gosta de usar a estrutura da Praça localizada no Vale do Sol para brincar com seus dois filhos na quadra.

“Aqui é bem tranquilo, eu só acho que à noite não tem iluminação. Mas o resto é bem tranquilo. Já o parquinho precisa de uma organizadinha, não tem como brincar que está meio quebrado”, disse.

“Mas é ótimo ter uma quadra onde a gente pode vir brincar com as crianças, para eles é ótimo que eles gastam energia né?”, opinou.

Prefeitura diz que manutenção está no cronograma

Questionada a Prefeitura de Araraquara, disse em nota, que “as áreas de lazer mencionadas estão no cronograma para a execução da limpeza”, mas não respondeu sobre previsões e datas que os serviços seriam realizados pela Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos.

Disse também que são várias as equipes próprias e terceirizadas realizando o trabalho de limpeza e roçada em todas as regiões da cidade e que não houve qualquer interrupção dos trabalhos. No entanto, é fato, que todas as cidades – sem exceção – vivem neste período do ano um aumento expressivo na demanda por serviços de limpeza em virtude do crescimento rápido do mato por conta das chuvas de verão.

Já os bebedouros são uma atribuição da Secretaria de Esportes e Lazer, que está realizando um levantamento geral nas áreas de lazer da cidade com o objetivo de para suprir essas demandas.

Sobre os brinquedos dos playgrounds que estavam enferrujados, a prefeitura não deu resposta.

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara e região? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -