- Publicidade -
CotidianoDinossauros em Araraquara? Rua 5 guarda marcas de milhares de anos

Dinossauros em Araraquara? Rua 5 guarda marcas de milhares de anos

Entenda como surgiram as pegadas encontradas no Boulevard dos Oitis; na cidade, são mais de mil marcas catalogadas

- Publicidade -
Quem passa pela Rua Voluntários da Pátria, no Centro de Araraquara, admira a sua beleza e a suas curiosidades (Foto: Guilherme Leal)
Quem passa pela Rua Voluntários da Pátria, no Centro de Araraquara, admira a sua beleza e a suas curiosidades (Foto: Guilherme Leal)

 ARARAQUARA 205 ANOS – Ao longo desta semana, o acidade on irá publicar uma série de reportagens, que destacam pontos históricos de Araraquara e celebram seu aniversário.

Marcas que persistem mesmo com o passar de milhares de anos, passado e presente que se misturam, história e natureza dividindo o mesmo lugar. Quem passa pela Rua Voluntários da Pátria, no Centro de Araraquara, admira a sua beleza e a suas curiosidades. 

- Publicidade -

As lajes de arenito de formação Botucatu que revestem as calçadas do tradicional Boulevard dos Oitis guardam as marcas de 135 milhões de anos de história, de um período em que apenas os dinossauros habitavam o planeta Terra.

CONFIRA OUTRAS MATÉRIAS ESPECIAIS 

Rua 5: conheça a história da rua mais bonita de Araraquara

De Araraquara para o mundo: o sucesso por trás da Lupo e Nigro

Conheça o prédio mais antigo e que resiste há 137 anos em Araraquara

- Publicidade -

Em Araraquara, são mais de 1 mil pegadas catalogadas, sendo que a maioria está na Rua 5. 
O coordenador de acervos históricos da prefeitura de Araraquara, Weber Fonseca, explicou que as pesquisas a respeito do assunto começaram com o paleontólogo e padre italiano Giuseppe Leonard na década de 70. 
 

“Andando pelo interior de São Paulo, ele se deparou com esses vestígios no calçamento da cidade e começa a investigar para entender o que eram aqueles fósseis que foram encontrados ali”, disse Weber.  

 

Cidade conta com mais de 100 mil pegadas de dinossauros  
Cidade conta com mais de 100 mil pegadas de dinossauros  

 

 Mas se engana quem imagina que os dinossauros em apenas criaturas enormes, como as que fazem sucesso nas telas do cinema. Em Araraquara, a maioria dos registros é uma espécie bem menor, com pegadas semelhantes a um pé de galinha, com três unhas. 

Outra evidência, além das pegadas, é o fato de que esta região já foi um deserto e passou por muitas modificações naturais ao longo dos milhares de anos. 
 

“Uma grande discussão é se esses animais faziam a secreção por urina ou expelindo pela pele. Vestígios de gotas de chuva também são identificados, pois aqui já foi um deserto e o encontro dessa chuva com a areia, a partir de uma erupção vulcânica é que se consegue sedimentar e, por isso, estão gravadas”, explicou Weber.

As placas de pedra são encontradas em vários pontos da cidade, como no Parque Infantil. Mas foi Boulevard dos Oitis, onde foi criado um museu a céu aberto com placas que indicam onde estão as marcas deixadas pelos dinossauros e de quais espécie eles eram.

O mesmo endereço também abriga o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA), que recebe visitantes de todos os lugares do mundo e do Brasil. Recentemente, turistas de Londres e do Amapá visitaram o local.
 

“Nós fazemos expedições com uma equipe que faz a mediação cultural e educativa, mostrando como se identificam essas pegadas. Então temos esses roteiros e recebemos pessoas do mundo inteiro”, contou o coordenador de acervos históricos. 

Mesmo com tanta história, muitas pessoas que passam por ali nem acreditam o que há por trás da rua considerada a mais bonita da cidade.

 

As placas de pedra são encontradas em vários pontos da cidade, mas foi no Boulevard dos Oitis, onde foi criado um museu a céu aberto 
As placas de pedra são encontradas em vários pontos da cidade, mas foi no Boulevard dos Oitis, onde foi criado um museu a céu aberto 

 O João e a Cecília até sabiam das pegadas dos dinossauros, mas não imaginavam o quanto Araraquara é rica por possuir as marcas desses animais.   

Já a dona de casa Mara só descobriu sobre os dinossauros de Araraquara no ano passado, quando o neto, de 12 anos a levou para conhecer as famosas pegadas. 

“Ele me levou e mostrou as patas. Mas no nosso tempo, quando estudamos, não tinha isso”, lembrou. 

Pensando na preservação deste patrimônio, desde 2019, existe uma lei municipal que coloca barreiras para a manipulação de placas de arenito, que contenham pegadas de dinossauros. Em caso de reforma, por exemplo, é preciso autorização do município. 

VISITE O MUSEU
Para visitar o Museu de Arqueologia e Paleontologia de Araraquara (MAPA) não é preciso agendamento. O espaço fica na Rua Voluntários da Pátria, 1485, no Centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h.

Em caso de atividades interativas, os agendamentos podem ser feitos pelo e-mail mapa@araraquara.so.gov.br.

- Publicidade -
Mídias Digitais
Mídias Digitaishttps://www.acidadeon.com/
A nossa equipe de mídias digitais leva aos usuários uma gama de perspectivas, experiências e habilidades únicas para criar conteúdo impactante., com criatividade, empatia e um compromisso com a ética e credibilidade.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -