A secretaria municipal de Saúde trata como encerrada a epidemia de dengue em Araraquara. Mesmo com dados represados, até o momento, foram 16.395 registros da doença, incluindo 17 mortes.
A última medida adotada pelo município frente à redução de casos foi a desativação do Hospital de Campanha que, desde março, foi utilizado para diagnóstico e tratamento de pacientes com dengue.
A informação foi confirmada pela secretária Eliana Honain em entrevista à CBN. “Tanto que já fizemos a desmobilização do dengário, que era o Centro de Atendimento, de reidratação. Agora, entramos num período em que realmente há a diminuição da transmissão pelo clima, estamos no inverno, e também pela diminuição do número de pessoas que já tiveram a doença”, disse.
VEJA TAMBÉM
Covid: 23 pacientes estão internados em Araraquara; três em UTI
Pesquisa da Unesp de Araraquara cria QR Code inteligente
Comedouro para aves vira atração para alunos de Araraquara
Segundo a secretária, a mudança de definição também está associada às ações, como vistorias, mutirões e nebulizações, que irão continuar. “Para que não haja a mínima possibilidade de ter criadouros e mosquito. A transmissão acontece no verão e se a gente não tiver criadouros e mosquito, passaremos uma situação mais tranquila”, avaliou.
Março foi o mês com mais casos da doença, com 5.109. Na sequência, aparecem abril (5.068), maio (4.165), junho (1.188), fevereiro (708) e janeiro (152).
Os dados do mês de julho ainda não foram totalmente registrados no sistema. Até o momento, foram cinco casos.
Eliana Honain disse que “o que temos são casos que são esperados na rotina epidemiológica”.
Sobre a destinação do prédio do antigo Hospital de Campanha, a secretária justificou que o espaço não pertence à Saúde.
“Hoje, enquanto secretária de Saúde, eu devolvi o prédio para a prefeitura. Eu não utilizo mais o espaço. Agora, o destino, como está a situação, não compete a mim, compete a administração da prefeitura ver estes tramites. A missão já foi cumprida”, finalizou. (Com informações da CBN)
LEIA MAIS
Duas provas para ficar de olho no final de semana