Um grupo de pessoas protestou, nesta terça-feira (16), no Centro de Araraquara contra a aprovação do Projeto de Lei de Conversão (PLV) 09/2023, que está em tramitação no Senado Federal, e está pautado para discussão e votação nesta quarta-feira (17). O documento propõe destinar 5% da arrecadação do Serviço Social do Comércio (Sesc) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) para a Embratur.
Os manifestantes se encontraram em frente à Praça Santa Cruz e caminharam pelas ruas 2 e 3. O intuito do movimento é mobilizar a população, seus frequentadores, alunos, parceiros, fornecedores, artistas, atletas, professores, para tentar barrar a aprovação através da assinatura de uma petição pública. “#DefendaOSenac “#DenfendaOSesc” e “Não ao corte de 5% das verbas” foram algumas das palavras de ordem escritas nos cartazes.
VEJA TAMBÉM
Defensas metálicas são instaladas próximas à Rodoviária de Araraquara
Tarifa de ônibus em Araraquara é a mais cara entre municípios de mesmo porte no Estado
Segundo a campanha, a promoção do Brasil no exterior, por meio da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), não pode ocorrer em detrimento dos interesses dos trabalhadores do comércio de bens, serviços e turismo e das demandas sociais e educacionais brasileiras. A petição ressalta que a redução do orçamento impactará diretamente na prestação de serviços das instituições.
No caso do Sesc, 36 unidades correm o risco de serem fechadas, com corte de quase 2 mil empregos, além da diminuição de 2,6 milhões de quilos de alimentos distribuídos pelo programa Mesa Brasil, a supressão de 2,6 mil exames de saúde, menos 37 mil atendimentos em atividades de lazer e 2 mil apresentações culturais deixariam de ser realizadas.
Em relação ao Senac, a preocupação seria com a possibilidade, caso o projeto for aprovado, do fechamento de 29 centros de formação profissional, encerrando pouco mais de 31 mil matrículas gratuitas e mais 7 milhões de horas/aula de cursos. Há também o temor pela demissão de 1,6 mil pessoas e o fim de 23 laboratórios de formação específica na área do turismo.
Para assinar a petição, acesse: https://peticaopublica.com.br/pview.aspx?pi=BR131846.
LEIA MAIS
Veja quanto o gás de cozinha vai cair após anúncio da Petrobras