- Publicidade -
CotidianoNuvem de poeira derruba qualidade do ar em Araraquara: 'precisamos de chuva'

Nuvem de poeira derruba qualidade do ar em Araraquara: ‘precisamos de chuva’

Segundo a Cetesb, o índice era considerado “moderado” pela manhã, com a presença de poluentes como poeira e fumaça na atmosfera

- Publicidade -

Quem olhou para o horizonte, na manhã desta sexta-feira (25), pôde perceber uma enorme nuvem de poeira cobrindo o céu de Araraquara. Por volta das 8h, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) já considerava a qualidade do ar como “moderada” em uma escala que vai de “boa” a “péssima”.

- Publicidade -

De acordo com o órgão, o nível de poluentes na atmosfera, conhecido como MP-10, chegou a 66. Este índice considera as partículas de poeira e fumaça presentes no ar que podem penetrar no sistema respiratório.

Os motoristas que passaram pela Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, puderam ver, por exemplo, a Arena da Fonte e a torre do Shopping Lupo cobertas pela nuvem de poeira.

VEJA TAMBÉM

Agosto fica quase 5°C mais quente em Araraquara

- Publicidade -

Em meio à onda de calor, Defesa Civil alerta para risco de incêndios no estado de SP

FALTA DE CHUVA

O que compromete ainda mais a qualidade do ar é a falta de chuva. Não chove consideravelmente em Araraquara desde o dia 16 de junho, ou seja, há 69 dias.

“O ar seco dificulta a respiração, causa problema de garganta. Tem muito mato pegando fogo, então, o ar fica impróprio mesmo”, disse o aposentado Mário Acarini, de 68 anos, que ainda se recupera de uma doença respiratória em decorrência deste tempo.

“Está faltando chuva. Para aliviar este calor, só com banho, muito água e colocando a toalha molhada na janela para não respirar aquele pó”, completou.

A torre do Shopping Lupo também ficou encoberta nesta manhã (Foto: Milton Filho/ acidade on)

O desejo por chuva é uma unanimidade nas ruas da cidade. Para o padeiro Rubens Camargo, 64, o tempo está “horrível.”

“Ainda mais quando queima alguma coisa, como terreno baldio, canavial, que prejudica muito a gente. Inclusive, eu to ruim para caramba por causa disso”, contou.

Nesta sexta, a umidade relativa do ar pode atingir os 17%. Segundo a Cetesb, pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares podem apresentar sintomas como tosse seca e cansaço e, por conta disso, devem reduzir esforço físico ao ar livre.

A aposentada Elizabeth Tomazini, 63, disse que nunca viu um mês de agosto tão quente e seco. “Está muito seco, ruim para respirar, para dormir. Precisamos de chuva urgentemente, mas Deus sabe de todas as coisas. Nunca vi um inverno deste jeito, imagina o verão como vai ser”, disse.

Nesta tarde, a temperatura pode alcançar os 34°C. Existe probabilidade de chuva, mas bem pouca, de apenas 3 milímetros, ou seja, mesmo que ocorra ainda é insuficiente para melhorar a qualidade do ar.

LEIA MAIS

Um terço dos idosos brasileiros têm sintomas depressivos

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -