O Sudeste brasileiro segue em alerta, com previsão de temperaturas 5 graus Celsius acima da média. Segundo o Inmet ( Instituto Nacional de Meteorologia), o aviso vale pelo menos por cinco dias e há, segundo o órgão, risco para a saúde. O instituto define o grau de severidade do fenômeno como de “grande perigo”.
A onda de calor vai afetar, sobretudo, os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Paraná, incluindo cidades do interior de São Paulo, como Araraquara, Campinas, Bauru, Piracicaba e Ribeirão Preto.
Em Araraquara, a previsão para os próximos dias é de muito sol e temperatura máxima de 35°C, prevista para quinta-feira (9). A umidade relativa do ar deve oscilar entre 33% e 71%.

FENÔMENO
A Onda de Calor é o resultado da atuação de uma área de alta pressão, está impedindo que frentes frias avancem para o Sudeste e para o Centro-Oeste (veja abaixo como se formam as ondas de calor). Presente desde 22 de abril, esse fenômeno tem mantido o ar seco e quente, e elevado as temperaturas nessas regiões.