No chão e nos canteiros, muita sujeira. A Praça da Independência, na região central de Araraquara, amanheceu tomada de garrafas, latas de bebida alcoólica e embalagens plásticas.
Na manhã desta terça-feira (21), ainda era possível encontrar espalhado ou aos montes o que restou da programação de Carnaval que aconteceu no local no dia anterior. Equipes de limpeza começaram a atuar no início da tarde e concluíram o trabalho por volta das 14h20.
Atraída pela calmaria e a sombra das árvores, a Fabíola Moreira, de 40 anos, costuma frequentar a praça aos finais de semana e feriados para ler e ouvir música. Mas ao chegar ao local nesta manhã, se impressionou com a quantidade de sujeira.
VEJA TAMBÉM
Bombeiro de Araraquara é convocado para ajudar no litoral de SP
Tragédia no litoral: Sesi e Senai de Araraquara recebem doações
“A nossa cidade não é assim todos os dias. Então, isto que eles fizeram não é normal. Tem que ter consciência, principalmente, da higiene. Educação vem de dentro de casa e a gente preserva em qualquer lugar e situação”, disse.
Para ela, “é um absurdo as pessoas não saberem comemorar um feriado, um Carnaval, uma coisa tão brasileira”, opinou.
Na última segunda-feira (20), a Praça da Independência foi escolhida para ser a concentração e dispersão do Bloco 3 é Amor. O evento que começou à tarde terminou oficialmente na metade da noite, mas parte do público permaneceu no local até a madrugada.
Além da praça, calçadas de casas e empresas no entorno da praça também ficaram sujas.
“Eles poderiam até curtir, mas com consciência”, avaliou Valéria Machi, 53, que trabalha como auxiliar de limpeza em uma imobiliária que fica bem em frente à praça.
Diariamente, a enfermeira, Maria Carolina Seixas, 23, aproveita o local para fazer suas refeições. Ela lembrou que a praça costuma ser “limpa e agradável”, mas que nesta manhã estava “sem condições”.
“Dá um sentimento de revolta, de raiva, pela falta de conscientização das pessoas. Tem que pensar também nas pessoas que vão fazer o serviço de limpeza e na chuva porque vai tudo para o bueiro”, pontuou.
Procurado para comentar o assunto, o Bloco 3 é Amor informou que está “acompanhando junto à prefeitura o destacamento de equipes de limpeza para que o local seja limpo o mais rápido possível”.
Já a prefeitura de Araraquara informou apenas que a limpeza já havia sido feita.
LEIA MAIS
Carnaval de São Paulo: Confira os principais blocos desta terça-feira (21)