Sete presos de Araraquara não retornaram para o sistema prisional após receberem o benefício da saída temporária e são considerados procurados. No último dia 13 de setembro, 308 detentos foram liberados pela Justiça das três unidades prisionais localizadas na cidade.
Cabe ao Poder Judiciário conceder as conhecidas “saidinhas”, com base na Lei de Execução Penal e com as datas reguladas no estado de São Paulo. O benefício é concedido para presos com bom comportamento, que já cumpriram parte da pena e estão no regime semiaberto.
VEJA TAMBÉM
Araraquara registra 330 ‘gatos’ na rede elétrica em oito meses
Liniker é a artista brasileira com mais indicações ao Grammy Latino
Segundo a secretaria de Assuntos Penitenciários (SAP), dos 133 presos beneficiados com a saída temporária na Penitenciária de Araraquara, seis não retornaram. No Centro de Ressocialização Feminino, das 40 presas beneficiadas, somente uma não voltou.
A SAP informou ainda que no Centro de Ressocialização Masculino de Araraquara 135 pessoas receberam o direito da “saidinha” e todos retornaram para o sistema prisional. Com isso, sete presos foram declarados procurados e podem regredir de regime se forem recapturados.
Inicialmente, o preso capturado vai cautelarmente para o regime fechado e pode ter ou não a confirmação da regressão de pena pela Justiça. Em caso de novo crime no período em que ficou na rua, além de regredir de pena, o detento vai responder pelo novo delito cometido.