- Publicidade -
CotidianoPrograma de prevenção ao HIV é lançado em Araraquara

Programa de prevenção ao HIV é lançado em Araraquara

Atendimento com a Profilaxia Pré-Exposição passará a ser oferecido a partir desta terça-feira (5) em Araraquara

- Publicidade -

Medicamento profilático para HIV voltado a grupos de risco estará disponível na rede pública de Araraquara em 2022

O programa de prevenção – Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) – passa a ser oferecido a partir desta terça-feira (5) na rede municipal de saúde de Araraquara.

A PrEP é um tratamento que faz parte de um conjunto de ações de prevenção combinada para o enfrentamento do vírus HIV, utilizado em vários países. É uma terapia onde é ofertada às pessoas em situação de maior vulnerabilidade ao HIV – gays e outros homens que fazem sexo com homens; pessoas trans; trabalhadores do sexo; pessoas com parceiros infectados por HIV; pessoas com recorrência de ISTs (infecção sexualmente transmissível); e pessoas que fazem uso repetido de PEP (profilaxia pós exposição sexual).

- Publicidade -

O tratamento de prevenção é baseado na combinação de dois medicamentos (tenofovir e entricitabina, em um único comprimido) que fortalecem o organismo no enfrentamento a um possível contato com o vírus.

Em Araraquara, o Programa IST/AIDS/CTA/SESA organizou esquema de atendimento com cinco polos, onde atenderá com o enfermeiro prescritor e um médico responsável, que além da PREP, também atenderá as demandas das intercorrências. Os polos de atendimento são: Polo Central – CTA (Centro de testagem e Aconselhamento) com a enfermeira Saliane Ribeiro; USF Jardim Cruzeiro do Sul com a enfermeira Ana Lucia Pereira; CMS Selmi Dei 1, com o enfermeiro Rogério Ornela; USF Jardim Indaiá, com o enfermeiro Vagner Prates; e o SESA (Serviço Especial de Saúde de Araraquara), com o Dr. Murilo Carlos de Moraes.

Os agendamentos das consultas poderão ser realizados pessoalmente ou pelo telefone (16) 3333-6700.

Close na Prevenção
Araraquara conta ainda com o “Close na Prevenção”, projeto que prevê a elaboração de ações voltadas para a prevenção e o tratamento do HIV para toda a população de Araraquara, especialmente ao público vulnerável, que inclui universitários, população LGBT e a população jovem, de 15 a 39 anos, faixa etária mais acometida pelo vírus. O objetivo do programa é testar sorologicamente as pessoas para HIV, sífilis e hepatites virais, e fazer um grande trabalho de prevenção, aconselhamento e encaminhamento.

 

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -