“Eu não conseguia levantar da cama, sentia dores insuportáveis na cabeça e no abdome. Eu sentia fome, mas minha boca ficava amarga e, então, eu desistia de comer. Tive dengue há um mês, foi um período muito difícil e até hoje ainda sinto um pouco de tontura”, conta a dona de casa Camila Martins, de 48 anos.
Camila é uma das 6.436 pessoas que tiveram dengue somente neste ano em Araraquara.
Para fortalecer o organismo de quem está sofrendo com a doença, a nutricionista Geisa Ferreira da Silva explicou que uma alimentação balanceada pode ajudar na recuperação do paciente.
“A alimentação em geral deve ser mais o natural possível, priorizando alimentos in natura, frescos e variados, e evitando os industrializados, açucarados, e também gordurosos, para garantir que o organismo fique bem nutrido e forte para combater a ação do vírus da dengue”.
Confira os alimentos que dão essa força para o sistema imune:
– Carne vermelha (de preferência bovina) por ter alto teor de ferro, que é importantíssimo devido ao risco do paciente sofrer queda de plaquetas;
– Ovos, leite e derivados também contribuem com proteína animal;
– Leguminosas, como feijões, lentilhas, grão de bico, soja são ótimas fontes de proteína vegetal e contribuem para o fortalecimento da imunidade;
– Verduras verdes escuras, como couve, espinafre, almeirão, agrião também são indicadas por conter ácido fólico, que é essencial na renovação dos glóbulos vermelhos do sangue;
Ainda de acordo com a nutricionista, alguns alimentos não são recomendados para quem está com a doença por atrapalharem a ação do sistema imunológico e por serem antitrombóticos, ou seja, reduzem a formação dos trombos na corrente sanguínea.
Segundo ela, essa diminuição da coagulação para quem está com as plaquetas baixas é muito perigosa.
“Esses alimentos possuem salicilatos, que são substâncias presentes em algumas frutas, verduras e legumes, mas que se forem consumidos em excesso agem de maneira muito parecida com a aspirina, que por sua vez é contraindicadas em caso de dengue”.
Alguns desses alimentos são o limão, tangerina, amora, melão, uva, abacaxi, goiaba, batata, pepino, maçã.
“Além dos alimentos, a hidratação é muito importante para uma recuperação completa. A pessoa deve ingerir muita água, água de coco e soro caseiro”, finalizou Geisa.