Matão espera receber 50 mil visitantes durante a programação da festa de Corpus Christi, nesta quinta-feira (30). O evento, que está completando 76 anos, é o mais tradicional na região e se destaca pelos tapetes artesanais, que representam elementos da fé católica.
Ao todo, 70 toneladas de dolomita, tingidas em 30 cores vibrantes, dão vida aos desenhos pelas mãos de 500 voluntários.
“Corpus Christi é o dia em que Cristo sai da igreja e caminha pela cidade e por isso os tapetes, por onde ele vai circular no meio do povo”, explicou o secretário de Administração de Matão, Willian de Gaetano Bassi.
Aos pés da Matriz Senhor Bom Jesus, os tapetes formam uma imensa cruz, que ocupam 12 quarteirões. “É a arte, a fé, a cultura, é tudo junto no mesmo momento”, comentou o secretário.
Segundo ele, a procissão, marcada para as 17h, é o momento mais esperado pelos fiéis. “São mais de 24 horas de atividades e o ponto máximo e crucial é a procissão, onde milhares de pessoas caminham nesses tapetes após meses de preparação e horas de trabalho”, concluiu.
TRABALHO VOLUNTÁRIO
A arte surge das mãos de cerca de 500 voluntários, que desde a madrugada desta quinta-feira (30), dia de Corpus Christi, trabalham para dar vida aos tapetes.
Pelo quinto ano, a professora Jucilene Valério enfrentou as baixas temperaturas e dedicou parte do seu dia à festa. “É com satisfação, é muito gostoso. Apesar do frio, a gente está unido em prol de uma situação que depois as pessoas vão aproveitar”, disse.
A estudante Giovana dos Santos explicou que cada voluntário é responsável por uma etapa na confecção dos tapetes. “Estou fazendo todos os moldes, de todos os tapetes. Cheguei às 4h30, está sendo bem difícil enfrentar o filho, mas vale a pena”, comentou.
PROGRAMAÇÃO
A programação da tradicional festa de Corpus Christi de Matão começou na última quarta-feira (29). Além da parte religiosa, com as missas e procissão, a festa conta ainda com extensa programação social. Confira todos os detalhes aqui.