Com uma cobertura vacinal de apenas 44% dos grupos prioritários, a vacina contra a gripe foi estendida para toda população, a partir desta quarta-feira (22), em Araraquara. A meta era imunizar 90% do público-alvo.
De acordo com a secretaria municipal de Saúde, os idosos são o público com maior adesão com 48%. Já as gestantes e puérperas têm a menor cobertura, com 25% e 19%, respectivamente.
Com a ampliação da Campanha Nacional de Vacinação, qualquer pessoa com mais de seis meses de vida pode procurar uma das unidades de saúde do município para se vacinar.
VEJA TAMBÉM
Covid-19: Araraquara não registra morte pelo 3º dia seguido
Araraquara atende pacientes com pós covid gratuitamente
Foi o que fez a dona de casa Selma Regina. Ela sofre com rinite, mas lembra que deixou de ficar doente depois que começou a se vacinar contra a gripe.
“Eu não tenho 60 anos. Mas, liberou eu vou para tomar, sempre tomei. Todos os anos, quando libera para abaixo da idade, eu tomo e acho muito importante. Eu não pego gripe quando tomo a vacina”, disse à Rádio CBN.
A vacina utilizada é trivalente, e todos os anos passa por atualização para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus. Nesta campanha, a imunização contra a gripe protegerá contra os subtipos da Influenza A (H1N1 e H3N2) e um subtipo da Influenza B.
Mesmo atrasado, o aposentado Arlindo Amaral, 71, se vacinou na unidade de saúde da Vila Xavier nesta quarta-feira. Ele disse que acredita no poder da vacinação.
“Eu fiz uma cirurgia. Mas como estou há uns 20 dias em casa, agora, que estou podendo andar vim tomar a vacina. Apesar de ter pessoas que não acreditam, eu acredito na vacina”, falou.
A Geovana Alves é analista de mídias e foi se vacinar acompanhada da mãe, na unidade do Serviço Especial de Saúde (SESA). Ela falou sobre a importância da ampliação do público-alvo.
“O fato de liberar ajuda a maioria das pessoas estar vacinada já que os grupos prioritários não tomaram antes”, explicou.
ONDE PROCURAR
A vacina contra a gripe pode ser aplicada juntamente com a da covid-19. As doses são aplicadas de segunda a sexta-feira, das 8 às 15 horas, em todas unidades de saúde do município.
LEIA MAIS
Polícia Federal de Araraquara realiza operação contra fraudes