Os pontilhões das Avenidas Barroso e 22 de Agosto, localizados na região central de Araraquara, começam a receber novos gradis, para ampliar a segurança do local.
De acordo com a Secretaria de Trânsito da cidade, a ordem de serviços já foi assinada e a empresa vencedora da licitação deve começar a inserir os novos gradis ainda em setembro.
VEJA TAMBÉM
Prefeitura quer tornar ‘8 de janeiro’ nome de Avenida em Araraquara
Na última semana, uma grade teste foi instalada no pontilhão da Barroso, já que o local conta com uma estrutura diferente da armação do pontilhão da 22 de Agosto, com a existência de balaústres.
Segundo projeto apresentado pela Prefeitura na Câmara de Araraquara, o objetivo da ampliação do gradil é ampliar a segurança dos pedestres que passam pelos dois pontilhões.
De acordo com a pasta, o valor do contrato de licitação para reparação, confecção e instalação do material, somando os dois pontilhões, é de R$778.454,83. Os recursos para a realização da obra são do Fundo Municipal de Trânsito.
COMO SERÁ A ESTRUTURA DOS GRADIS
A altura das estruturas metálicas deve variar entre 1,95 metros e 1,98 metros. Cerca de 500 metros de gradis serão instalados em cada um dos viadutos, totalizando 1 quilômetro de estrutura adquiridos pela gestão.
O projeto foi assinado por uma arquiteta da Secretaria de Trânsito, que levou em conta o peso do gradil e a estrutura de sustentação dos viadutos.
OUTRAS MUDANÇAS
Além, de ampliar a altura da grade, a Prefeitura ainda instalou uma câmera de monitoramento de 360 graus.
Segundo Secretaria de Cooperação dos Assuntos de Segurança Pública de Araraquara, responsável pela implementação dos aparelhos, as câmeras serão operadas pela Guarda Civil Municipal, com alcance de cerca de 1 quilômetro de cobertura, o que possibilita captura de imagens da Via Expressa.
A instalação de outras 128 câmeras do tipo em outros pontos da cidade, previstas em contrato já em execução, também está em andamento.