A câmera de segurança de uma casa, na Vila Guaianazes, em Araraquara, registrou o momento em que um homem entrou em uma área na Rua Damião de Souza, próxima à CPFL Atende, na tarde do último domingo (8), segundos antes de um incêndio.
As imagens mostram o momento em que o homem vestindo camisa verde e calça jeans se aproxima do local por volta das 14h16. Ele caminha alguns metros, para ao lado de um poste, olha para trás e depois segue para atrás do muro.
Após 15 segundos, ele deixa o local caminhando e cobre o rosto com o braço esquerdo ao passar pela câmera de segurança. Depois de um minuto e cinco segundos, uma nuvem de fumaça surge na imagem. Passados outros 11 segundos, a primeira chama aparece.
Por outro ângulo é possível ver o fogo avançando rapidamente até consumir toda a vegetação.
Segundo a moradora, o Corpo de Bombeiros foi acionado. Mas as chamas foram extintas naturalmente, sem serem combatidas.
Procurada, a CPFL ainda não se manifestou a respeito.
PROPRIETÁRIOS MULTADOS
Ao longo deste ano, 45 multas foram aplicadas pela secretaria municipal do Meio Ambiente e Sustentabilidade referentes a terrenos da área urbana alvos de incêndio, e outras 195 estão em processo de notificação – período para os prazos de recurso.
Para denúncias de pessoas ateando fogo em terrenos na área urbana, o número da secretaria de Meio Ambiente é o 3339-5000, que também é WhatsApp, além do 190 da Polícia Militar e o 153 da Guarda Civil Municipal.
“Se possível, produzir provas com imagens, fotografias ou vídeos. De preferência, isso deve ser feito o mais rápido possível”, orientou o gerente de Fiscalização e Licenciamento Ambiental, João Vitor Dall’Acqua de Castro.
VEJA VÍDEO
O vídeo a seguir foi acelerado em edição.
FIQUE ON