- Publicidade -
EconomiaComércio de Araraquara dá início as contratações de temporários

Comércio de Araraquara dá início as contratações de temporários

São Paulo deve concentrar 26% das admissões do país, segundo a CNC; vendedor, caixa e estoquista estão entre as vagas oferecidas

- Publicidade -

Comércio de Araraquara inicia contratação de temporários para o final de ano (Foto: Amanda Rocha)

O aviso na vitrine convida: “venha fazer parte do nosso time de temporários de natal”. 

A loja de calçados, que fica no Centro de Araraquara, está com oportunidades para o setor de vendas, caixa e estoque.  

- Publicidade -

O responsável pela loja, Joseph Alves de Araújo, diz que ao todo são dez vagas abertas.  

“Todos os anos nós abrimos essas vagas e com a possibilidade de efetivação durante o ano. São pessoas que chegam, mostram bom desempenho dentro da vaga, acabam sendo efetivadas e ficando conosco”, ressalta.  

As contratações revelam o otimismo do lojista. Isso porque, segundo ele, boa parte da população está vacinada e já vem retornando às compras.  

Em uma grande loja de vestuário são 12 vagas abertas para as vendas de final de ano. As entrevistas estão a todo vapor e os contratados começam a trabalhar no início de dezembro.  

A gerente, Marli Dinis Guerra, afirma que parte dos temporários será incorporada no quadro fixo de colaboradores. 

- Publicidade -

“Com a pandemia reduzimos muito o quadro de funcionários, então temos vagas ainda para serem efetivadas. Ainda mais agora, com eventos liberados e com a volta às aulas, isso volta a aquecer nossa economia e o comércio”, explica.  

A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo projeta mais de 94 mil contratações em todo país. Caso se confirme, será o melhor desempenho desde 2013. 

Segundo a CNC, o estado de São Paulo deve concentrar 26% destas contratações, com 25,5 mil temporários contratados. O Sincomércio não fala em números para Araraquara.  

O economista do sindicato, João Delarissa, diz que a informalidade, impulsionada no último trimestre do ano, dificulta qualquer estimativa. Mas as projeções da CNC, certamente serão sentidas por aqui.  

“A gente tem expectativas positivas aqui para o nosso município, mas depende muito de cada atendimento. Nos últimos meses as pesquisas têm mostrado a inflação ainda em alta, os trabalhadores ainda com dificuldade no mercado de trabalho, então fica difícil consumir, com uma situação de insegurança financeira que a gente ainda vem passando. As coisas ainda estão bem instáveis.  

João Delarissa destaca que a contratação de temporários também demonstra otimismo por parte do comércio, pelo menos a curto prazo.  

“A contratação é feita justamente quando o lojista ou o empreendedor quer expandir sua atividade e está com uma expectativa positiva para o final do ano, faz uma compra um pouco maior, contrata estoquista, contrata atendente. Então, a expectativa em curto prazo é positiva”. 

Em uma loja de artigos infantis, também têm oportunidades. São 10 vagas para vendedora e caixa. A previsão é que seis se mantenham na função após o período.  

A proprietária, Vera Lúcia Silva, diz que está otimista com a retomada da economia. 

“A pandemia judiou bastante, mas estamos retomando as vendas e de outubro para cá foi muito bom. Estamos contratando, teve um pessoal que veio fazer entrevista, e assim vamos melhorando aos poucos. Agora que começou voltar, vamos chamar os temporários e, com certeza, eu vou contratar”, finaliza.

- Publicidade -
Gabriela Martins
Gabriela Martinshttp://www.acidadeon.com/araraquara
Editora do ACidade ON Araraquara e São Carlos, está no portal desde 2018. Formada há 13 anos, atuou como repórter da Tribuna Impressa de Araraquara por mais de sete anos e tem experiência em marketing em mídias digitais -gabriela.martins@acidadeon.com
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -