- Publicidade -
Lazer e culturaCovid: segunda dose de reforço concentra maioria dos faltosos em Araraquara com 35 mil pessoas

Covid: segunda dose de reforço concentra maioria dos faltosos em Araraquara com 35 mil pessoas

Dados da secretaria estadual de Saúde mostram que 28% do público previsto não se vacinou

- Publicidade -

Quase 35 mil pessoas não tomaram a segunda dose de reforço da vacina contra a covid-19, em Araraquara. O número representa 28% do total previsto pela secretaria estadual de Saúde, sendo o maior percentual dentre as doses em atraso.

- Publicidade -

Segundo dados do Vacinômetro, até o momento, 89 mil pessoas receberam o imunizante de um total de quase 124 mil doses previstas para o público apto.

Na sequência, aparecem os faltosos da primeira dose de reforço. Quase 57 mil pessoas, ou 26% do total, não receberam a dose complementar.


VEJA TAMBÉM

Previsão é de sol e tempo seco em todo o estado de SP; veja previsão

Bairros de Araraquara podem sofrer com o desabastecimento de água


Embora mais baixo, outras 13 mil pessoas sequer concluíram o esquema vacinal com a segunda dose. Foram registradas 216 mil aplicações das 229 mil que eram previstas.

Para o médico epidemiologista e professor da UfsCar (Universidade Federal de São Carlos), Bernardino Alves Souto, independente da doença e da vacina, os não vacinados sempre estarão expostos a contrair a doença em uma condição de risco maior do que os imunizados.

[É importante se vacinar] não só para proteção da própria pessoa, mas para ajudar a reduzir a circulação do agente causador da doença na comunidade. Então, pessoas não vacinadas, não só estão mais vulneráveis, independente de a doença estar controlada ou não, mas de uma certa forma também podem colaborar para manutenção da circulação da doença, mesmo que em uma intensidade menor”, avaliou.

Segundo o médico, não existe justificativa para a não vacinação, com exceção das pessoas que apresentam contraindicação médica, o que, nas palavras do especialista, é raro.

COBERTURA VACINAL

- Publicidade -

Até o momento, Araraquara já aplicou mais de 736 mil doses de vacina da Pfzier, Coronavac, Astrazeneca e Janssem. Considerando o esquema vacinal primário, a cobertura vacinal na cidade é de 91,8%.  

Além dos dois reforços, existe ainda a Bivalente, com uma versão atualizada da vacina para proteger de outras variantes do coronavírus. Mais de 41,7 mil pessoas já receberam esta dose.

Na avaliação da secretaria municipal de Saúdea covid-19 está controlada em Araraquara e o número de faltosos não coloca em risco a cobertura vacinal da cidade, como a possibilidade do surgimento de uma nova epidemia, por exemplo.

Segundo o órgão, a preocupação é com a saúde da própria pessoa não imunizada, que pode desenvolver a forma mais grave da doença. “O ideal é que as pessoas se vacinem e completem o esquema vacinal”, afirmou a secretaria.

Em Araraquara, as vacinas que protegem contra a covid-19 estão disponíveis nas 33 unidades básicas de saúde e no SESA (Serviço Especial de Saúde), em frente à Praça Pedro de Toledo, no Centro. Confira todas as unidades AQUI.


LEIA MAIS 

Uso da ozonioterapia é aprovado pelo Senado; entenda para que serve

- Publicidade -
Milton Filho
Milton Filho
Milton Filho é repórter da editoria de cidades do portal acidade on. Formado pela Universidade de Araraquara tem passagens pela CBN Araraquara, TV Clube Band e Tribuna Impressa. Acumula há quase 10 anos experiência com internet, rádio e TV.
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -