- Publicidade -
Lazer e culturaFesta Junina do Assentamento Bela Vista deve retornar ao calendário de eventos da cidade

Festa Junina do Assentamento Bela Vista deve retornar ao calendário de eventos da cidade

A última edição aconteceu em 2019, reunindo 7 mil participantes; com a pandemia de Covid-19, a festa passou por hiato

- Publicidade -

Uma das mais tradicionais festas juninas de Araraquara deve voltar ao calendário de eventos da cidade em 2024.

Após quatro anos suspensa – primeiro pela pandemia e depois pela reforma da Ponte dos Machados – a Festa Junina do Assentamento Bela Vista, próximo ao Chibarro, está marcada para ocorrer na segunda quinzena de junho em um fim de semana.

- Publicidade -
Festa Junina Assentamento Bela Vista em 2018 (Foto: Amanda Rocha/ acidade on)

As parcerias com o poder público municipal e instituições patrocinadoras estão sendo feitas pela comissão da festa. A data será oficialmente confirmada e divulgada muito em breve pela organização.

A última edição aconteceu em 2019, reunindo 7 mil participantes. Com a pandemia de Covid-19, a festa passou por hiato até 2022. A suspensão foi estendida até ano passado, por conta do atraso de entrega das obras no principal acesso ao assentamento: a Ponte dos Machados.

“A expectativa para a festa é bem grande esse ano, já que, desde a pandemia de Covid não temos mais a realização da festa”, disse o professor e assentado Reginaldo Anselmo Teixeira, integrante do Coletivo Pé Vermelho.

Ponte dos Machados foi liberada no início da tarde deste sábado (Foto: Walter Strozzi)

Preparativos já começaram

Os preparativos para a festa começaram cedo, no dia 19 de março, dia do padroeiro dos agricultores: São José.

Os assentados plantaram uma roça de milho para fazer milho cozido e os bolos. “Foram plantados dois alqueires de milho para serem colhidos verdes”, contou Reginaldo.

- Publicidade -

Outros ingredientes das receitas dos pratos juninos também são totalmente produzidos por ali, como abóbora para os doces, gengibre para o quentão e mandioca para o bolinho de carne. O restante dos itens é comprado ou ganhado pela organização.

“A abóbora, cada assentado plantou em sua propriedade e doará elas maduras para o preparo de doce. Na última festa descascamos e picamos em torno de 500 abóboras”, completou.

Assentados começaram a plantar os ingredientes do cardápio junino da festa (Foto: Divulgação)

Tradição, abundância e comunidade

Além do cardápio de delícias da época, os ensaios da tradicional quadrilha também devem começar em breve. Toda essa reunião de costumes tem um só objetivo.

“Nossa festa nasceu como uma maneira de receber as pessoas da região de Araraquara e mostrar a realidade e abundância da reforma agrária, por isso, garantimos gratuitamente a oferta de pipoca e doces de abóbora e mamão para todos os convidados. Pensando que, na festa junina da reforma agrária qualquer um pode se alimentar, mesmo sem ter capital financeiro”, disse Reginaldo.

A festa não tem fins lucrativos, e o dinheiro arrecadado este ano com o aluguel das barracas deve cobrir os custos do evento e fazer reserva de caixa para melhorias no salão de festas comunitário do Assentamento Bela Vista.

Festa Junina Assentamento Bela Vista em 2018 (Foto: Amanda Rocha/ acidade on)
- Publicidade -
Raquel Baes
Raquel Baeshttps://www.acidadeon.com/araraquara/
Raquel Baes é formada em Jornalismo pela Universidade de Araraquara (Uniara) desde 2018. Passou pelas redações do Portal g1, EPTV Central e atualmente escreve para a editoria de Lazer e Cultura do acidade on Araraquara
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -