- Publicidade -
Lazer e culturaTeatro Municipal de Araraquara vira tema de linha de porcelanas

Teatro Municipal de Araraquara vira tema de linha de porcelanas

Desenhos do espaço, criados pelo arquiteto Joel Venceslau estão na nova Coleção Aracoara

- Publicidade -

O Teatro Municipal da Morada do Sol virou tema de uma linha de porcelana. Os desenhos (sketch) do espaço, criados pelo arquiteto Joel Venceslau estão na nova Coleção Aracoara, que todos os anos lança louças com histórias, espaços e personagens da cidade, patrimônios materiais e imateriais.

O sketch (esboço), é a linguagem escolhida para a nova coleção lançada neste mês de junho. Com arte do arquiteto, a fachada do teatro está estampada em conjunto composto por prato de sobremesa, xícara de café e pires.

- Publicidade -

Sobre a coleção

As artes do Joel para a nova Coleção Aracoara vêm da observação do Teatro Municipal de Araraquara, projeto arquitetônico modernista de Arnaldo Palamone Lepre e Francisco Santoro que se tornou relevante culturalmente na paisagem urbana da cidade.

O prato e a xícara apresentam a fachada do teatro com ênfase às escadas caracóis da lateral que são ícones da edificação, enquanto a bandeja traz a vista aérea do teatro, inclusive com a Av. Bento de Abreu e as avenidas circulares evidenciando a implantação urbanística relevante.

O Teatro Municipal de Araraquara reabriu suas portas no último 12 de abril, depois de 7 anos fechado para reformas devido a problemas estruturais.

Exposição está disponível para visitação no Teatro Municipal de Araraquara (Foto: Divulgação)

Inaugurado em janeiro de 1977 por Clodoaldo Medina, foi construído para substituir o antigo teatro (inaugurado em 1914 e demolido em 1966), que ficava na Rua São Bento, terreno onde está o atual Paço Municipal.

O projeto do teatro na Bento de Abreu contou com o apoio do ator e diretor araraquarense Wallace Leal Valentin Rodrigues. A acústica e a cenotécnica foram obras de Igor Sresnewski e Aldo Calvo, respectivamente (ambos trabalhavam para Oscar Niemeyer); a construção ficou a cargo dos engenheiros Camillo Dinucci, Luiz Antônio Massafera, Roberto Massafera e Alexandre Eberle Lupo.

- Publicidade -

O Teatro fechou as portas para reforma geral em duas ocasiões: a primeira foi em 1988, reabrindo em 1992; e a segunda ocorreu em 2017.

Para quem quiser saber mais sobre a coleção Aracoara pode acessar a página do Instagram: @vidaloucaporcelana.

Peças de porcelana são inspiradas pelo patrimônio histórico de Araraquara (Foto: Amanda Rocha)

FIQUE ON

Quer ficar ligado em tudo o que rola em Araraquara? Siga o perfil do acidade on Araraquara no Instagram e também no Facebook.

Receba notícias do acidade on Araraquara no WhatsApp e fique por dentro de tudo! Basta acessar o link aqui.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre Araraquara e região por meio do WhatsApp do acidade on: (16) 99151-3088.

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -