- Publicidade -
lazereculturaFilme 'Patos!' será exibido em sessão inclusiva por cinema de Araraquara

Filme ‘Patos!’ será exibido em sessão inclusiva por cinema de Araraquara

Projeto é destinado para pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral

- Publicidade -

A sala Moviecom no Shopping Jaraguá, em Araraquara, dentro do programa de acessibilidade Moviecom Todos, realiza no domingo a primeira edição de sessão do “Cinema Inclusivo” de 2024, com exibição da nova animação “Patos!”.

A exibição às 11h oferece uma sessão de cinema adaptada às pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de Down ou outras síndromes que acarretem hipersensibilidade sensorial em geral.

- Publicidade -

Ao criar ambientes acolhedores e adaptados, o Cinema Inclusivo permite que pessoas com transtorno do espectro autista desfrutem dos filmes sem serem sobrecarregadas por estímulos sensoriais excessivos. Entre as necessidades para a sessão adaptada estão: não devem ser exibidos trailers e publicidades comerciais, as luzes do ambiente estarem levemente acesas e o volume de som estar adequadamente reduzido.

A sessão deve ser realizada com 50% da capacidade e, preferencialmente, na menor sala. Também, durante a exibição do filme, não deve haver vedação à livre circulação pelo interior da sala, bem como à entrada e saída. Ainda, a entrada nas salas de cinema deve ser liberada, preferencialmente, sem a necessidade de fila para aguardar o horário de início – entre outras.

É solicitado que seja apresentada a CIPTEA (Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista) ou laudo que comprove a deficiência – é de extrema importância, especialmente nos casos de deficiências invisíveis. Os valores do Cinema Inclusivo na sala Moviecom é de meia-entrada para a pessoa com deficiência e seu acompanhante.

O Cinema Inclusivo é uma realização dos cinemas da cidade em parceria com o Centro Municipal de Referência do Autismo Aldo Pavão Junior, por meio da secretaria municipal da Saúde, e foi instituído no município através da lei municipal de autoria da vereadora Fabi Virgílio (PT), que obriga os cinemas a terem ao menos uma sessão inclusiva na sua programação mensal (lei n° 10.816, de 31 de maio de 2023).

- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
- Publicidade -
Notícias Relacionadas
- Publicidade -