A Justiça Eleitoral encerrou a última etapa de preparativos para a eleição do próximo domingo (2). Oito urnas foram auditadas, na manhã desta terça-feira (28), em cerimônia aberta ao público realizada no cartório eleitoral da 385ª zona eleitoral, em Araraquara.
Inicialmente, as urnas foram ligadas e uma relação dos programas instalados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) foi impressa. Na sequência, o teclado do equipamento foi testado.
Finalizada esta etapa, a Justiça Eleitoral emitiu a chamada zerésima, ou seja, lista que mostra que nenhum candidato recebeu algum voto antes da eleição. Depois, os técnicos simularam uma votação e confrontaram o valor final com o valor inicial.
VEJA TAMBÉM
Cartório de Araraquara finaliza preparação de urnas para eleições
Boa Esperança do Sul transfere local de votação das eleições
Segundo o promotor eleitoral, Herivelto de Almeida, a auditoria teve como finalidade “mostrar a transparência das urnas na captação da vontade popular”.
“O Ministério Público tem como missão constitucional o regime democrático. O eleitor tem que estar seguro sobre a idoneidade da urna, a Justiça Eleitoral tem que estar segura quanto à idoneidade do eleitor, ou seja, se a pessoa que vai votar está habilitada. Ao final, todos tem que estar seguro sobre a transmissão e totalização dos votos”, afirmou o promotor.
Ao todo, 316 urnas da 385ª zona eleitoral serão enviadas para as seções eleitorais no sábado (1º), além de 42 equipamentos reservas. Na 13ª zona eleitoral, são 263 urnas, além de 26 que podem ser utilizados caso necessário.
“Agora, as urnas serão lacradas e estarão preparadas para eleição. Elas serão entregues no sábado nas escolas”, pontuou Rodrigo Argenti, chefe do cartório eleitoral.
A verificação de idoneidade das urnas contou com a observação da Justiça Eleitoral, Ministério Público e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
No dia da votação, o policiamento será reforçado para garantir a segurança nas escolas. Os presidentes de seções também foram instruídos para lidar com eventual intercorrência.
Em Araraquara, 180 mil eleitores estão aptos a votar nesta eleição. Ao todo, são 579 seções eleitorais e 68 locais de votação.
“Teremos uma manifestação popular muito saudável no domingo”, finalizou o promotor eleitoral.