Além dos recursos anunciados previamente durante esta semana, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, que integrou a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Araraquara, na manhã desta sexta-feira (24), também anunciou outros investimentos na área da saúde.
Integram o pacote a reforma das três UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), Central, da Vila Xavier e do Valle Verde, de quase R$ 7 milhões, e a construção de uma nova UBS (Unidade Básica de Saúde), cujo bairro e valor não foram informados.
Nísia Trindade anunciou ainda um consultório móvel odontológico e a adesão do município ao programa “Mais acesso a especialidades” – que torna o acesso a exames especializados e consultas mais rápido e com menos burocracia.
O trabalho de qualidade para cuidar das pessoas, ter um Brasil cuidado, passa por esta rede bem organizada, que permita que haja um cuidado digno, cidadão, que as pessoas não tenham que esperar pelos exames, consultas
Nísia Trindade – ministra da Saúde
A primeira agenda do presidente Lula, inclusive, foi na área da saúde, com uma visita à Escola Municipal Henrique Scabello, no Jardim Hortênsias, onde é desenvolvido o programa “Brasil Sorridente”, voltado à prevenção e tratamento odontológico das crianças.
“O SUS [Sistema Único de Saúde] se faz de mãos dadas, é união e reconstrução, e Araraquara dá exemplo para o Brasil. Desde hoje cedo, quando vimos um trabalho tão importante da saúde bucal, o ‘Brasil Sorridente’, que vamos estender para todo o Brasil, com o ministério da Educação”, completou.
CONTRA ENCHENTES
Em sua segunda agenda, no antigo (Centro de Eventos de Araraquara e Região), o presidente Lula assinou a ordem de serviço para início das obras de macrodrenagem e do Parque dos Trilhos, no entorno da Avenida Maria Antônia Camargo de Oliveira, a Via Expressa, com investimento de R$ 143 milhões.
O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o empreendimento é a continuidade da revitalização do local, que começou com o novo contorno ferroviário, ainda na primeira gestão do petista na presidência.
É integrar a cidade, permitir que o filho da classe média, do profissional liberal, do professor, do vereador, do comerciante vá jogar futebol, pedalar, correr no final de semana no mesmo lugar que o filho do mais pobre, porque a cidade integra urbanisticamente as pessoas
Renan Filho – ministro dos Transportes
Além das obras de contenção de enchentes que serão realizadas, o entorno da linha férrea abrigará um parque linear com quadras esportivas.
O presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Antônio Vieira, também garantiu que 50% da obra estão financeiramente prontos para ser executada.