- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
A criação do feriado “Dia de São Bento, o padroeiro de Araraquara” vem causando intenso debate nas redes sociais nos últimos dias. A medida está em tramitação na Câmara e ainda não possui uma data específica para votação. Mas, afinal, o que se sabe sobre essa proposta?
Assinada pelo vereador Rafael de Angeli (PSDB), a medida pretende celebrar o “Dia de São Bento, padroeiro de Araraquara,” em 11 de julho, dois dias depois de um feriado estadual: o da “Revolução Constitucionalista,” celebrado anualmente no dia 9 de julho.
FAVORÁVEIS E CONTRÁRIOS
Até o momento, o Sincomercio de Araraquara (Sindicato do Comércio Varejista de Araraquara e Região) e o SIPCAR (Sindicato da Indústria de Panificação e Confeitaria de Araraquara) enviaram cartas aos vereadores expressando sua oposição à proposta. Eles argumentam que a adição de um novo feriado municipal pode ser prejudicial para os negócios.
Nesta terça-feira (26), representantes da Basílica de São Bento usarão a Tribuna Popular da Câmara para apresentar o ponto de vista favorável da comunidade católica sobre o assunto.
Já uma pesquisa informal feita pelo acidade on em sua comunidade no WhatsApp (Clique aqui e participe), com 190 participantes, revelou que 145 são favoráveis à criação do novo feriado, 36 são contrários, e nove ainda não possuem uma opinião formada sobre o tema.
TRÊS VERSÕES DO PROJETO
Até o momento, foram apresentadas três versões da proposta. A primeira sugeria a substituição do feriado da Consciência Negra, em 20 de novembro, pelo novo feriado religioso. Isso se devia à lei 9.093 de 12 de setembro de 1995, que permite a criação de feriados religiosos pelo município, com um limite máximo de quatro datas, incluindo a Sexta-Feira da Paixão. Atualmente, Araraquara já possui os feriados da Sexta-feira da Semana Santa, Corpus Christi, 22 de agosto e 20 de novembro.
Posteriormente, uma segunda versão do projeto foi apresentada, propondo apenas a criação do novo feriado municipal. Esta versão recebeu o apoio de 13 parlamentares. Por fim, uma terceira versão incluiu um quinto feriado no calendário já existente.
ANDAMENTO NA CÂMARA
Dez dias após seu protocolo na Câmara Municipal, o projeto de lei que busca criar o novo feriado em Araraquara será objeto de deliberação na sessão desta terça-feira (26), a partir das 15h. Após essa etapa, a iniciativa seguirá para análise das comissões permanentes da Câmara, que deverão avaliar sua constitucionalidade antes que o projeto seja submetido ao plenário.
LEIA MAIS
Como será a ligação do INSS para segurados anteciparem perícia?