- Participe do nosso grupo no WhatsApp (Clique aqui)
- Participe da nossa comunidade no Telegram (Clique aqui)
O reitor da Basílica de São Bento, padre Rodolfo Faria, usou a tribuna popular da Câmara de Araraquara nesta terça-feira (26) para defender a criação do feriado municipal “Dia de São Bento, padroeiro de Araraquara,” para ser celebrado no dia 11 de julho.
Em seu discurso, o representante da comunidade católica fez um resgate histórico da importância de São Bento para a criação da cidade de Araraquara há 206 anos, quando o fundador Pedro José Neto criou a primeira capela no mesmo terreno que hoje está a Basílica.
O representante da comunidade católica também ressaltou os diferentes municípios que atualmente celebram o dia de seus padroeiros. “Tenho uma lista de cidades: Américo Brasiliense, São Carlos, Santa Lúcia, Rincão, Motuca, Boa Esperança do Sul, Matão, Gavião Peixoto, Ibaté, Nova Europa, Ibitinga, Tabatinga, Ribeirão Bonito, Ribeirão Preto, São Paulo, Porto Ferreira, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba, Campinas, Catanduva, Bauru, São José do Rio Preto e Taquaritinga. Todas essas cidades estão erradas? Venho fazer esse apelo aos senhores vereadores e vereadoras para que vocês entendam a importância desse feriado”.
VEJA TAMBÉM
O que se sabe sobre a possível criação de um novo feriado em Araraquara
Elba Ramalho no Sesc Araraquara: venda de ingressos começa nesta terça-feira
Padre Rodolfo Faria também comentou a possibilidade de moradores deixarem a cidade devido à criação de um novo feriado. Esse é um dos argumentos utilizados por representantes dos setores econômicos para se manifestarem de forma contrária à iniciativa.
Além do representante da Basílica de São Bento, outros oito vereadores se manifestaram sobre a temática. Fabi Virgílio (PT), disse não ser contrária à iniciativa, porém, revelou preocupação com a possível substituição da data pelo feriado de 20 de novembro, em que é celebrado em Araraquara o “Dia da Consciência Negra e dos Orixás”.
A vereadora Filipa Brunelli (PT) revelou a mesma preocupação. Em sua avaliação, diferentes parlamentares que não assinaram a proposta não fizeram por contrariedade, mas pela necessidade de retirar uma data estabelecida do calendário atual de feriados.
A possibilidade de criação do feriado de “São Bento, padroeiro de Araraquara” segue em discussão na Câmara Municipal. Nesta terça-feira (26), o projeto de lei julgou objeto de deliberação e agora segue para análise de constitucionalidade nas comissões permanentes.
LEIA MAIS
Corinthians e Fortaleza disputam vaga na final da Sul-Americana nesta terça